Segundo os dados da International Data Corporation (IDC), as empresas estão a reforçar a aposta nesta área, e as despesas com IA vão crescer a um ritmo duas vezes superior ao das despesas globais com tecnologia digital, gerando um impacto económico global de mais de 7,6 biliões de dólares, até ao final de 2027.

Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, explica que “as principais organizações de negócios digitais estão a colocar a IA no centro das suas estratégias, tornando a transformação digital e a IA inseparáveis. De facto, o novo paradigma dos negócios digitais depende fortemente da IA. A acompanhar esta mudança, as empresas líderes estão a reformular processos e operações para integrarem tecnologias emergentes, aproveitando o seu potencial à medida que constroem as suas arquiteturas digitais”.  

A previsão é que, nos próximos anos, muitas empresas vão estabelecer parcerias com fornecedores para desenvolver tecnologias de IA de forma a atingirem os seus objetivos.

A IDC alerta que o caminho para o sucesso do negócio digital e da transformação da IA tem também os seus desafios. Há escassez de cientistas de dados e especialistas em IA, o que provoca atrasos nos projetos.

Com o aumento da IA surgiram também novas preocupações em termos de confiança que estão a pressionar as empresas e o seu aval para criarem políticas de IA responsáveis, refere ainda a consultora.