O Município de Cascais está a modernizar os seus principais pontos turísticos e a reforçar a mobilidade, introduzindo soluções de smart parking nos seus pontos mais críticos, nomeadamente a praia de Carcavelos e a Boca do Inferno. A Vodafone Portugal é a responsável pelo projeto de NarrowBand-IoT, inserido no programa Cascais Próxima, pretendendo facilitar a vida não só aos habitantes da Vila, como os turistas que escolhem o Município para os seus passeios.

O sistema vai permitir encontrar, em tempo real, lugares de estacionamento disponíveis nas principais e mais procuradas artérias do Concelho. A solução estará integrada na app MobiCascais, e permite aos seus utilizadores identificar os espaços para estacionar nas zonas que estão a ser monitorizadas pelos sensores da tecnologia.

tek estacionario

A Vodafone explica que o sistema de sensores NB-IoT foi aplicado de forma distinta nas duas zonas supracitadas. Na Boca do Inferno foram colocados no subsolo e não estão visíveis ao público. Já na praia de Carcavelos foram adicionadas câmaras inteligentes com duas missões distintas: monitorizarem os lugares disponíveis, mas também registar os automóveis que estejam mal-estacionados.

A app MobiCascais continua a receber novas funcionalidades, mas depois do smart parking, o Município irá introduzir, a curto prazo, novos serviços tais como o Car Sharing e o suporte para o uso de trotinetes. Em relação aos estacionamentos, estima-se que a tecnologia possa estender-se a cerca de 10.000 lugares no Concelho de Cascais.

Esta semana a Vodafone publicou o seu barómetro, salientando o papel da Internet das Coisas no quotidiano das empresas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.