O abalo foi sentido em várias zonas próximas de Nova Iorque e reportadas por meios de comunicação social. O SAPO TEK estava numa conferência internacional, com jornalistas norte americanos, quando foi dado o alerta.
Segundo os dados, o sismo teve uma magnitude de 4.8 na escala de Richter e o U.S. Geological Survey refere que o epicentro foi registado nas coordenadas 40.683°N 74.753°W, na zona de Whitehouse Station, 40 milhas a oeste do centro da cidade.
Veja as imagens
O abalo foi registado a 4,7 km de profundidade, estendendo o impacto por todo o estado de Nova Iorque e com relatos de edifícios a abanar.
A presidente da câmara, Kathy Hochul, já reagiu na rede social X onde dá conta de que a equipa está a avaliar o impacto e danos que possam ter acontecido.
Vários aeroportos da Costa Leste dos Estados Unidos interromperam o tráfego aéreo imediatamente após o tremor de terra. Também a operadora de comboios, a Amtrak, indicou ter reduzido os níveis de velocidade enquanto as linhas são inspecionadas para verificar eventuais danos.
Segundo os meios de comunicação locais, o sismo abalou edifícios em Manhattan e por toda a cidade, fazendo com que os moradores saíssem para as ruas mas o Departamento de Polícia de Nova York diz não ter relatos imediatos de danos.
Só depois do sismo foram acionados os alertas dos smartphones, aconselhando os residentes a permanecerem em casa. Entretanto as autoridades já deram indicações aos habitantes do Estado para retomarem a "vida normal".
Os relatos de quem apanhou um susto durante o abalo já se multiplicam nas redes sociais e nos vários meios de comunicação, alguns com vídeos ds câmaras de vigilância.
A maioria dos sismos registados nesta área acabam por passar despercebidos, mas no ano passado, em maio, um sismo de intensidade 2,2 abalou a área de Nova Iorque e Nova Jersey. Nos registos dos últimos anos está ainda um sismo de 5,8 na Virginia que levou à evacuação de ediícios no centro de Manhattan.
Os abalos mais significativos registados na cidade de Nova Iorque são datados de 1884, com um sismo de magnitude 5,2 em Coney Island.
Esta semana Taiwan foi abalada por um sismo de magnitude 7.4 na escala de Richter, que foi considerado o maior sismo no país nos últimos 25 anos. O epicentro deu-se a 18 quilómetros a sul da cidade de Hualien, mas os tremores fizeram-se sentir na capital Taipei, a mais de 100 quilómetros de distância.
Aqui hávários sinais de danos e também de vítimas. Uma das áreas mais afetadas, como se pode ver nas imagens de satélite, foi na autoestrada de Taroko Gorge, que liga a cidade de Hualien a este a Taichung no oeste. É avançado que os primeiros 18 quilómetros da estrada, que percorrem o Parque Nacional, foram bastante afetados pelo sismo.
Veja as imagens registadas pelos satélites
Ainda ontem o Japão foi também atingido por um sismo de magnitude 6, que atingiu a costa das ilhas ao largo de Fukushima, mas que não terá causado danos.
Em Portugal o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) identifica também alguns sismos registados nas últimas 24 horas, no Golfo de Cádiz, com magnitude de 2,3 e 2,8 na escala de Richter, a profundidades de 16 e 13 km.
Nota da Redação: A notícia foi atualizada ao longo da tarde. Última atualização 19h58
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários