Um engenheiro de software da Intel decidiu criar um tópico online onde indexa vários motores de desenvolvimento para jogos. Atualmente são já 30 as possibilidades de escolha para os programadores, entre soluções gratuitas, com maior ou menor grau de maturidade, em base 2D ou 3D.

A acompanhar a descrição e as características de cada game engine estão ligações para aplicações no Google Play que permitem testar com antecipação qual pode ser o resultado do jogo criado com aquele motor de desenvolvimento.

Na lista existem plataformas que são bem conhecidas dos programadores como o Adobe Air, Unity 3D, Unreal Development Kit e Uningine. Alguns motores de jogo suportam mesmo arquitetura x86 e permitem criar jogos além do sistema operativo Android.

O TeK reúne aqui alguns exemplos, mas torna-se indispensável a consulta da lista total para os que estão interessados ou já têm experiência no desenvolvimento de jogos para plataformas móveis.

  • Mages Engine - plataforma open source que permite criar títulos multijogador com base na Internet e que disponibiliza algumas funcionalidades essenciais a este estilo de jogo, como serviço de comunicação em direto. Também podem ser trabalhados diferentes modos de jogo como ações baseadas em limite de tempo.
  • Papaya Social Game Engine - uma plataforma de desenvolvimento para quem quer criar jogos com base nas ligações sociais. Os efeitos terão que ser a duas dimensões, tem suporte a API específicas para o social gaming e promete bons níveis de distribuição e consequente monetização.
  • Moai - baseado na linguagem de programação Lua, o Moai promete uma integração com serviços de cloud como elemento diferenciador para as outras ferramentas. O motor suporta animações físicas, como colisões, é open source e permite desenvolver em multiplataforma.

O TeK convida também os leitores a deixarem a opinião sobre outros motores de desenvolvimento que usam ou que foram usados para criar jogos que já experimentaram.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.