A Cisco Portugal anunciou a criação de uma Academia de Cibersegurança, que começará a operar no dia 12 de setembro. A empresa vai recrutar 18 formandos em universidades técnicas em Portugal, que sejam a próxima geração de profissionais especializados em questões de cibersegurança. A Cisco diz que a iniciativa pretende colmatar a falta de talento em Portugal nesta área.

"No mundo digital de hoje, a cibersegurança é responsabilidade de todos e manter os maus da fita afastados requer colaboração entre os sectores público e privado”, disse Emma Carpenter, vice-presidente, Global Security Specialists da Cisco, prometendo aumentar as competências no sector e garantir um futuro digital mais seguro.

O projeto incluí a parceria com diversas organizações, incluindo “universidades técnicas de topo em Portugal e parceiros-chave na área da cibersegurança”, disse a empresa em comunicado. A iniciativa está também aberta à participação dos clientes da Cisco, partilhando com os estudantes os seus pontos de vista e experiência. Os parceiros locais da empresa também vão contribuir no investimento da formação dos estudantes na primeira edição da academia.

Profissionais de tecnologia em Portugal que trabalham “para fora” são cada vez mais
Profissionais de tecnologia em Portugal que trabalham “para fora” são cada vez mais
Ver artigo

O programa tem uma duração de seis meses, garantindo aos alunos certificações CCNA (Cisco Certified Networking Associate), CyberOps Associate & Security Networking com Cisco Firepower, e ainda Ethical Hacker, que é uma certificação independente e reconhecida pela indústria. Além dos módulos, os participantes vão ter acesso a semanas de rotação prática, de forma a adquirirem experiência “real” em cibersegurança.

A academia conta com a formação de competências transversais e palestras de especialistas da Cisco, dos seus clientes e outros oradores externos influentes no sector. “Estamos ansiosos por testemunhar o impacto positivo que este programa terá no panorama da cibersegurança em Portugal", disse Miguel Almeida, General Manager da Cisco Portugal.