A Carnegie Mellon Portugal já selecionou os projetos de investigação exploratória que irão receber um financiamento de 435 mil euros pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). De um total de 38 candidaturas foram escolhidas sete propostas que vão contar com a participação de 12 instituições de investigação nacionais em colaboração com a Universidade Americana Carnegie Mellon.

“Esperamos que estes projetos, sirvam para explorar ideias nascidas a partir de necessidades identificadas pela comunidade científica, de uma forma bottom-up, que possam no futuro ser a base para outros de maiores dimensões”, afirma Rodrigo Rodrigues, codiretor nacional do Programa CMU Portugal, citado em comunicado. O responsável acrescenta ainda que se espera que os projetos criem impacto além da publicação de artigos, conduzindo a resolução de problemas reais.

Programa Carnegie Mellon Portugal abre candidaturas para Projetos de Investigação Exploratória
Programa Carnegie Mellon Portugal abre candidaturas para Projetos de Investigação Exploratória
Ver artigo

Entre as propostas selecionadas é possível encontrar projetos que vão permitir explorar temáticas como a robótica, com “Geração automática de humor para robôs sociais”, de Ana Paiva, ou os sistemas de transporte inteligentes, com “CRUAV: Planeamento Cooperativo de Trajetória para Vigilância em Tempo Real em Sistemas de Transporte Inteligente assistidos por UAV”, de Kai Li.

O processamento de linguagem e a IA estão também presentes nas propostas “Privacidade em diarização do orador: deteção segura de «quem fala quando»”, de Isabel Trancoso, ou “Meta-superfícies inteligentes em feixes hertzianos reconfiguráveis para aplicações em Telecomunicações”, de Stanislav Maslovski.

Em destaque estão ainda projetos como “PassCert: Investigação do Impacto de Verificação Formal na Adopção de Software para Segurança de Passwords”, de João Fernando Ferreira, “SecurityAware: Abordagem refinada para detectar e corrigir vulnerabilidades”, de Rui Maranhão, e ainda “Síntese de Aceleradores de Rede Utilizando Equipamento de Comuntação Programável”, de Luís Pedrosa.

CMU Portugal abre concurso para projetos de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
CMU Portugal abre concurso para projetos de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
Ver artigo

O programa faz parte do segundo concurso para projetos de investigação lançado pelo CMU Portugal e pela FCT. Em abril de 2019 foi aberto um Concurso para projetos Colaborativos de Larga Escala em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico liderados por empresas nacionais que recebeu o interesse de 17 candidaturas. Desde o seu início em 2006, o Programa CMU Portugal já apoiou um total de 60 projetos na área das TIC.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.