O Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal) abriu as candidaturas para o seu concurso de Projetos de Investigação Exploratória. O objetivo é o de promover a competitividade internacional e a capacidade de inovação em Ciência e Tecnologia de Portugal, na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O concurso é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que disponibiliza 400 mil euros para um máximo de oito projetos, por um período máximo de 12 meses.

Nuno Nunes e Rodrigo Rodrigues, diretores nacionais do CMU Portugal, esperam que os projetos apresentados “sirvam para explorar ideias que possam no futuro ser a base para outros de maiores dimensões”, acrescentando que “2018 foi um ano de transição que serviu para unir esforços, definir uma estratégia para o futuro e avaliar onde apostar”.

Este será o segundo concurso para projetos de investigação lançado pelo CMU Portugal em 2019. Em abril foi aberto um Concurso para projetos Colaborativos de Larga Escala em Inovação e Desenvolvimento Tecnológico liderados por empresas nacionais que recebeu o interesse de 17 candidaturas. Desde o seu início em 2006, o Programa CMU Portugal lançou oito concursos para financiamento de projetos de investigação, tendo apoiado um total de 55 projetos.

O concurso para projetos Exploratórios, aberto até 30 de julho, dirige-se agora a projetos de menor escala e que se encontrem numa fase inicial de desenvolvimento. Rodrigo Rodrigues afirma que, através destes dois concursos, será possível “apoiar um máximo de 12 projetos de investigação com o cunho CMU Portugal e desenvolvidos em estreita colaboração com a Universidade de Carnegie Mellon, o que nos deixa com grande expectativa sobre o seu potencial futuro”.

As propostas deverão ser submetidas através da plataforma online da FCT, em inglês, até ao dia 30 de julho usando o formulário disponível para o efeito. Toda a informação sobre o Concurso para Financiamento está disponível no site do Programa CMU Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.