A competição EuRoC desafia estudantes universitários a lançar foguetões e mais uma vez tem lugar em Portugal. A Agência Espacial Europeia (ESA) apoia pela primeira vez o evento que regressa ao Aeródromo de Ponte de Sor e ao Campo Militar de Santa Margarida em Constância, entre hoje o dia 18 de outubro.

O evento conta com a participação de 20 equipas europeias e começa pela construção dos foguetões. No dia 12 de outubro, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, vão estar presentes na cerimónia de abertura, antes do início oficial da competição. O júri que vai avaliar os projetos vai estar presente para uma apresentação do respetivo pitch.

Portugal volta a ser palco para competição de lançamento de “foguetões”
Portugal volta a ser palco para competição de lançamento de “foguetões”
Ver artigo

Depois de construídos, entre 13 a 18 de outubro serão realizados os lançamentos, a partir do Campo Militar. Em cada dia serão lançados três foguetões, sendo que as restantes equipas permanecem em Ponte de Sor para continuarem a trabalhar e a afinar os seus aparelhos.

Recorde as fotografias do evento do ano passado:

A cerimónia da entrega de prémios está marcada para o dia 18 de outubro. Ao todo são entregues sete troféus, incluindo prémios de fogo de acordo com a altitude e o tipo de motor. A organização do evento revelou como novidade o Prémio Payload, reconhecendo o projeto com a melhor carga útil no foguetão, que é patrocinado pela ESA. O prémio vai distinguir a inovação, a fiabilidade, o impacto e a aplicabilidade do payload para a sociedade, num teste de como se este fosse efetivamente lançado para o espaço.

Sobre os estudantes europeus em competição, Joost Vanreusel, responsável da ESA Academy, salienta estar confiante “de que a sua participação ajudá-los-á a dar um passo, ou um salto gigantesco, mais perto de uma carreira dentro do sector espacial europeu. Os nossos especialistas da ESA estão mais do que preparados para conhecer as equipas, rever o design dos seus foguetes e apoiá-los para que tenham um lançamento bem-sucedido”.

Nesta terceira edição do EuRoC, a Anacom também patrocina o prémio para a Melhor Assinatura Espectral, ou seja, um incentivo à utilização eficiente do espectro de radiofrequências. Este prémio será atribuído à equipa que realizar o seu lançamento com sucesso, dentro de um período estipulado e com melhor percentagem de utilização do canal espectral.

O EuRoC surgiu em 2020 e repetiu-se em 2021, sendo uma das diferentes apostas da Agência Espacial Portuguesa na área da educação e nos jovens como o futuro do ecossistema espacial português. Tem ainda como objetivo “promover e fortalecer o sector espacial em Portugal, para benefício da sociedade e da economia nacional e internacional”.