Os prémios a concurso são de 400 mil euros e as categorias elegíveis duas: cidades inteligentes e empresas inteligentes, que dividem o valor premiado entre si. As aplicações concorrentes terão de respeitar "os elementos de base desenvolvidos no quadro do projeto da UE de construção da plataforma central da Internet do futuro", explica uma nota de imprensa da Comissão Europeia.



Estes elementos (que neste momento são 50) integram funções que podem ser usadas pelas aplicações e que cobrem áreas como a análise de grandes volumes de dados, alojamento na nuvem, gestão de identidades. As aplicações a desenvolver no âmbito do concurso devem criar serviços assentes nestes elementos base, que podem já ser testados a partir do Fi-Ware Open Innovation Lab.



A operacionalização do concurso está a cargo do Campus Party e a apreciação das aplicações concorrentes será feita por engenheiros do consórcio Fi-Ware. O prazo para candidaturas termina a 20 de dezembro. A participação pode ser feita através do site da FI-Ware com uma ideia, que deve ser acompanhada de um protótipo.



A iniciativa - que este ano se realiza pela segunda vez - é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do mercado de aplicações na região, potenciando uma área que emprega já 529 mil pessoas e que gera anualmente receitas de 10 mil milhões de euros.



O concurso divide-se em duas fases. Numa primeira serão identificados um máximo de 20 premiados que receberão prémios de 2.800 euros e a oportunidade de participar na edição 2014 do Campus Party, em São Paulo. Aí decorre a fase final da competição onde serão escolhidos os três grandes vencedores e eleito o jovem criador, com direito a uma mensão honrosa e um premio de 5 mil euros. Os três grandes vencedores receberão prémios de 75 mil, 40 mil e 20 mil euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.