Ontem realizou-se o CySOPEx 2021, o primeiro exercício dirigido à recém-criada CyCLONe, a Rede de Organização de Ligação para Crises do Ciberespaço da União Europeia (UE). O teste foi organizado por Portugal no âmbito da Presidência Portuguesa da UE (PPUE) e nele participaram todos os Estados Membros, assim como a Comissão Europeia.

Quando ocorre uma crise transfronteiriça em larga escala no ciberespaço, os contatos da CyCLONe ligam o nível técnico ao nível político, com o objetivo de apoiar a gestão coordenada dos incidentes de cibersegurança. Neste contexto, uma das metas a cumprir é a garantia do intercâmbio regular de informações entre os Estados-Membros e as instituições, organizações e agências da UE.

Os procedimentos testados visam permitir a troca rápida de informação, assim como uma cooperação eficaz entre as Organizações de Ligação para Crises no Ciberespaço (CyCLO), ou seja, as autoridades competentes dos Estados-Membros dentro da CyCLONe.

Em comunicado, João Alves, Coordenador no Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) afirma que o CySOPex 2021 “é um marco importante para a rede CyCLONe, reunindo os Estados-Membros, a ENISA e a Comissão Europeia para melhor preparar e coordenar os procedimentos necessários para uma resposta rápida em caso de incidente ou de crise transfronteiriça em larga escala no ciberespaço”.

De acordo com o Presidente da CyCLONe, no âmbito da representação de Portugal na PPUE, reforça ainda que “os recentes eventos mostraram a importância de uma cooperação alinhada, e é neste sentido que o CySOPex refletiu o envolvimento de todos no presente e, acima de tudo, no futuro”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.