A WSA 2021 acaba de distinguir quatro projetos nacionais com o prémio de impacto social. Tratam-se de projetos que contribuem para os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Esta edição envolveu 290 nomeações, oriundos de 182 países participantes. ZoomGuide, Speak, Urban Platform e Cycle foram os quatro projetos portugueses na lista de vencedores dos prémios. Foram selecionados 40 vencedores nesta edição de 2021 e no segmento WSA Young Innovators. De recordar que Portugal foi representado por oito projetos nacionais de inovação, que foram conhecidos em outubro de 2021. A seleção foi feita pela APDC, com um júri formado por representantes de diferentes áreas tecnológicas nacionais.
Na categoria Culture & Tourism venceu o projeto Zoomguide, um guia turístico “alimentado” por inteligência artificial e que permite uma experiência mais imersiva. O Zoomguide permite aceder a conteúdos multimédia, de áudio a realidade aumentada, disponíveis em várias línguas. O projeto promete adaptar-se às necessidades dos vários públicos, dando às cidades e locais a oportunidade de interligarem de ofertas e de promoverem a cultura e turismo.
Em Inclusion & Empowerment foi escolhida a Speak, uma aplicação destinada a ligar migrantes, refugiados e habitantes locais através de uma troca de experiências linguísticas e culturais. Os utilizadores inscrevem-se na plataforma web para aprender ou ajudar os outros a aprender uma língua, reunindo-se depois em grupos que se encontram em 12 sessões de 90 minutos, online ou offline.
Na categoria Government & Citizen Engagement destacou-se a Urban Platform, uma solução assente na cloud que se destina à gestão eficiente do território. Criado pela Ubiwhere especificamente para governos locais, o projeto dá aos decisores uma visão do progresso da cidade e capacidade de resposta eficiente e coordenada.
A CycleAI foi a vencedora do WSA Young Innovators e do WSA European Young Innovators, descrita como uma solução que visa capacitar os utilizadores da micromobilidade para a sua segurança. A aplicação coloca as rotas mais seguras e fiáveis "na ponta dos dedos das pessoas", para facilitar a mobilidade nas cidades.
Sandra Fazenda Almeida, Diretora Executiva da APDC, que integrou o Grand Juri de seleção dos projetos candidatos ao WSA, disse que "toda a comunidade tecnológica e científica em Portugal tem estado a colaborar e a desenvolver ativamente várias soluções tecnológicas de resposta à pandemia de COVID-19 e aos problemas secundários daqui resultantes. Surgiram múltiplas soluções tecnológicas inovadoras em áreas como a saúde, educação, comércio, indústria ou cultura. O destaque dado aos projetos nacionais nesta competição internacional é um reflexo da crescente inovação tecnológica portuguesa".
As soluções vencedoras do WSA 2021 vão ser apresentadas no WSA Global Congress, a realizar-se entre os dias 22 e 24 de março, que terá um formato híbrido. Foi referido que os vencedores dos prémios apresentaram soluções úteis, desde o trabalho remoto e aprendizagem online, aos cuidados de saúde. "Os conteúdos de impacto digital vão desde uma plataforma para educadores que pretende servir as crianças mais vulneráveis nas comunidades locais no Líbano à ponte de inclusão para os proprietários de empresas no setor informal do Gana ou tornar a eletrificação rural acessível às pessoas no Camboja", é explicado no comunicado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários