A plataforma global que tem centros tecnológicos em Lisboa e Nova Iorque anunciou este mês que abriu contratação para 100 novos profissionais para a equipa de desenvolvimento global. O anúncio surge em contraciclo com as comunicações de despedimentos que têm sido feitas pelas grandes tecnológicas nas últimas semanas.

Vanda de Jesus, responsável pela operação em Portugal, adiantou ao SAPO TEK que é difícil determinar quantos destes profissionais podem ficar localizados em Lisboa, e que isso depende dos candidatos.

"Lisboa e Nova Iorque (Greenwich e Connecticut Offices), são os nossos centros tecnológicos. Se tivermos melhores candidatos em Lisboa do que nas outras localizações, serão contratados em Lisboa. A iCapital procura as melhores pessoas para preencher essas funções, independentemente do local onde trabalham entre esses três locais", explica Vanda de Jesus.

A iCapital conta com mais de 400 técnicos na sua equipa global, que já soma mais de 1.000 pessoas. Os empregos anunciados incluem engenheiros de software, gestores de produto e desenvolvimento de infraestrutura.

Portugal tem dos índices mais elevados de emprego no setor da tecnologia e está em contraciclo com a Europa
Portugal tem dos índices mais elevados de emprego no setor da tecnologia e está em contraciclo com a Europa
Ver artigo

A fintech foi fundada em 2013 e está centrada no mercado de investimentos alternativos para as indústrias de gestão de ativos e de património, com operações de gestão de património, bancos e ativos que facilitam o acesso a investimentos em mercados privados. A empresa tem sede em Nova York e escritórios várias cidades, incluindo Zurique, Londres, Lisboa, Hong Kong, Singapura e Toronto.

Lisboa é uma das localizações mais recentes, com a abertura oficial do escritório em outubro de 2022. Em 2020 a iCapital tinha comprado a empresa de desenvolvimento de produtos Runtime Group Ltd, e alargou as operações com uma equipa de mais de 150 pessoas em Portugal, entre engenheiros, criadores, designers, operações, e funções centrais de apoio.

Segundo os dados partilhados, nos últimos 24 meses, a iCapital aumentou os ativos globais fora dos EUA de 8 mil milhões para 32 mil milhões de dólares, representando mais de 20% do total dos ativos da plataforma da iCapital de 148 mil milhões de dólares.