Dos 11 finalistas à 5ª edição do IoT Challenge, a competição promovida pela Altice Empresas que desafia empresas e startups nacionais a apresentarem ideias inovadoras e prontas a serem comercializadas na área da Internet of Things, foram escolhidos três grandes vencedores. Neste ano, devido à pandemia de COVID-19, a final do IoT Challenge, a 11 de setembro, transformou-se numa sessão presencial e online.

Os finalistas foram avaliados por um painel de júris composto por Nuno Nunes, Chief Sales Officer para o segmento B2B da Altice Portugal; Luís Alveirinho, CTO da Altice Portugal; Sofia Rebola, Diretora de Controlo Técnico e Sistemas de Gestão do Grupo Altri, Ivo Antão, Administrador Executivo do Grupo Luz Saúde e Eduardo Fitas, Vice-Presidente da Accenture Portugal.

A Infinite Foundry ganhou o primeiro lugar com o seu sistema de reprodução de réplicas das plantas digitais 3D das instalações industriais para monitorizar, em tempo real, o processo de produção e melhorar a eficiência operacional. Já a Indra Sistemas Portugal, com o seu Onesait Motion, promete facilitar a gestão operacional em tempo real de uma cadeia de fornecimento, de forma a garantir a rastreabilidade online das pessoas, veículos e produtos envolvidos no processo.

A fechar o “pódio”, o projeto Vision4Lab, da Quantico Solutions, permite que os profissionais de saúde gravem os procedimentos realizados através de uns óculos. As imagens podem ser visualizadas depois por outros profissionais do ramo, para garantir um maior controlo e segurança.

5ª Edição da IoT Challenge desafia empresas e startups a criar soluções inovadoras para o combate à COVID-19
5ª Edição da IoT Challenge desafia empresas e startups a criar soluções inovadoras para o combate à COVID-19
Ver artigo

Na edição deste ano, os candidatos tinham de apresentar ideias IoT que ajudem a acelerar a digitalização das empresas e organizações, que otimizem os processos através de monitorização à distância, permitam uma rápida adaptação ao novo contexto de teletrabalho ou ajudem a combater os desafios atuais da sociedade, como aqueles trazidos pela pandemia da COVID-19.

Além do acesso a condições especiais na mensalidade e taxa de ativação do serviço de conectividade IoT Connect atribuído a todos os finalistas, os três vencedores ganharam ainda a oferta de seis mensalidades do serviço, assim como passes para o Web Summit 2020, exposição da solução no Showroom da Altice Portugal e possibilidade de integração no portfólio da Altice Empresas.

Conhecidos os finalistas do IoT Challenge 2019. Mas quem será o vencedor?
Conhecidos os finalistas do IoT Challenge 2019. Mas quem será o vencedor?
Ver artigo

Ao longo das últimas quatro edições, o IoT Challenge juntou mais de 150 participantes e premiou um total de 15 equipas vencedoras, dando-lhes as ferramentas para que possam fazer também parte do processo de transformação digital do tecido empresarial português. Recorde-se que, em 2019, os grandes vencedores foram a Tecnitempo, a Mater Dynamics e a I DO Technology 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.