O Altice International Innovation Award (AIIA) está de regresso para a sua 5ª edição. O Prémio de Inovação da Altice Portugal destina-se a premiar empreendedores e startups em fase de incubação até três anos e com filial em Portugal ou França, assim como estudantes de mestrado e de doutoramento em Instituições Académicas portuguesas.
Serão atribuídos dois prémios, em duas categorias distintas. O primeiro, destinado às startups, conta com um prémio monetário no valor de 50.000 euros e a possibilidade de concretização de um piloto com o Grupo Altice com a duração mínima de 9 meses. Já o segundo, na categoria de Academia, tem um prémio monetário no valor de 25.000 euros. Os vencedores de ambas as categorias serão conhecidos em novembro deste ano.
Em comunicado, a Altice Portugal indica que responsabilidade social, tendo em conta o desenvolvimento e promoção de produtos e serviços inclusivos, é uma prioridade. Assim, a Fundação Altice será parte integrante da 5ª edição do AIIA com o prémio “Inclusive by Fundação Altice”, no valor monetário de 15.000 euros.
O prémio “Inclusive by Fundação Altice” tem como objetivo “premiar os trabalhos que visem a disponibilização de tecnologias de informação e comunicação e de soluções tecnológicas de acessibilidade ao serviço dos cidadãos, particularmente dos que são portadores de necessidades especiais”, explica a empresa.
A Agência Nacional de Inovação (ANI) volta a juntar-se ao AIIA para atribuir a distinção Born from Knowledge (BfK) ao melhor projeto finalista "nascido do conhecimento" que resulte de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), valorizando o conhecimento científico e tecnológico nacional.
Todos os interessados em participar podem realizar a sua candidatura através do website do AIIA até ao dia 23 de setembro.
Desde 2016, o AIIA já recebeu mais de 300 candidaturas, representando um investimento total superior a 275.000 euros. Recorde-se que a edição de 2020, que decorreu em formato digital, foi a mais participada de sempre, com 116 candidatos.
A C-Mos foi a vencedora do prémio Startup da 4ª edição do AIIA, ganhando também o prémio Born from knowledge. Na categoria de Academia foi a investigação na área de IoT que conquistou o prémio de 25 mil euros com o projeto Passive Backscatter Sensors for Internet of Things applications, que pretende fazer o desenvolvimento de um sensor passivo para transferir dados e receber energia, tendo uma aplicabilidade em áreas que vão da monitorização ambiental ao controlo industrial.
Clique nas imagens para recordar a 4ª edição do Altice International Innovation Award
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários