Com a Lusideias a tecnológica portuguesa quer atrair conceitos inovadores e promete ajuda para os transformar em projetos concretos, através dos recursos especializados da própria Compta, mas também criando condições para ligar interlocutores.



Os objetivos da Compta passam por lançar cinco a 10 novos projetos já no ano de arranque da plataforma. Ao TeK a empresa adiantou que através da Lusideias já foram registadas 56 ideias. Estão neste momento ativas 14 ideias em crowdsourcing e 10 ideias em privado.



A plataforma Lusideias está acessível online e tem uma equipa a trabalhar no suporte em permanência, garante a Compta. Permite reunir ideias e captar talentos, mas também dá acesso a funcionalidades para fomentar parcerias e ligar propostas que possam beneficiar umas das outras.



Qualquer pessoa pode submeter uma ideia. A Compta responde com uma primeira avaliação, onde exclui logo os projetos que considera sem hipótese de validação. Se considerar a ideia boa faz uma proposta ao mentor, para a transformar em negócio. Se considerar que precisa de maturação sugere o envolvimento coma comunidade. Num e noutro caso a empresa promete apoio para conduzir os projetos a uma fase comercial.



"Nós disponibilizamos os nossos meios técnicos, humanos, logísticos, financeiros e de gestão. Dos portugueses esperamos soluções mobile que contribuam para novas dinâmicas em áreas de negócio como as cidades do futuro, e na relação cidadão comunidade", defende Jorge Delgado, presidente da Comissão Executiva da Compta.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico