O Dia Internacional das Raparigas nas TIC celebra-se esta quinta-feira, dia 23 de abril, com o propósito de dar visibilidade ao papel das mulheres nesta área. Para assinalar este dia, a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade, o projeto Engenheiras por um Dia e o movimento Portuguese Women in Tech associam-se a uma semana de atividades digitais. O objetivo é promover o reconhecimento do trabalho e o trajeto de mais de 70 mulheres profissionais das áreas das engenharias e tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Vão ser realizados seis webinars, contando com mulheres da área da tecnologia a partilharem o seu trabalho e percurso profissional. Com uma duração de 50 minutos cada, as sessões transmitidas no Zoom esta quinta-feira requerem uma inscrição prévia, sendo possível participar num ou em mais webinars.

De acordo com os dados do Instituto Europeu para a Igualdade de Género e do Eurostat, citados pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, as mulheres representam menos de dois em cada 10 profissionais de TIC em Portugal. A sua proporção neste grupo decresceu de 17,1% em 2005 para 14,7% em 2018, e apenas cerca de 0,2% das adolescentes portuguesas aspiram trabalhar nestas áreas.

Neste contexto, e procurando desconstruir preconceitos e estereótipos de género sobre profissões tecnológicas, o projeto Engenheiras Por Um Dia está a realizar desde dia 20, e até 24 de abril, várias atividades. Através de plataformas de comunicação digital, o público alvo serão as escolas parceiras e outras a nível nacional.

Governo quer formar 3.000 pessoas em TIC num ano. E promete salários "acima da média de mercado"
Governo quer formar 3.000 pessoas em TIC num ano. E promete salários "acima da média de mercado"
Ver artigo

Estas atividades incluem sessões de role model com a participação de 70 mulheres ligadas às engenharias e tecnologias, que partilharão a sua experiência académica e profissional. Para além disso, serão ainda realizadas entrevistas a mulheres das famílias dos participantes que exerçam profissões nestas áreas, com as crianças a terem oportunidade de verem filmes em contexto de aula ou a serem desafiadas para construírem soluções de TIC em período de confinamento social.

O projeto Engenheiras Por Um Dia está integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030 – Portugal Mais Igual. A coordenação técnica está a cargo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade e de Género, em parceria com a Carta Portuguesa para a Diversidade, o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros.

Em março, o Governo deixou claro um objetivo: formar 3.000 pessoas em TIC num ano. As TIC fazem assim parte do plano Portugal Digital, desenhado para ser "o motor de transformação do país", apostando em três grandes pilares: capacitação digital das pessoas, transformação digital das empresas e a digitalização do Estado.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.