Já se conhecem os vencedores da segunda edição do GovTech, o concurso de ideias lançado pelo Governo que pretende selecionar projetos já em fase de protótipo que se enquadrem nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. De entre os seis finalistas, os projetos InovHealth, Impact2Space e Clynx sagraram-se como os vencedores, sendo premiados com 30.000 euros para desenvolver o seu negócio e já planear a sua internacionalização.

Os projetos defenderam as suas ideias junto de um grupo de “investidores” potenciais que se inscreveram na plataforma de blockchain desenvolvida pela BrightPixel e que geriam uma carteira de moeda virtual, as GovTech. No pitch final, a 18 de dezembro, os seis candidatos demonstraram os seus protótipos presencialmente aos membros do júri.

Vote nos projetos da GovTech que "querem mudar o mundo" até 13 de Setembro
Vote nos projetos da GovTech que "querem mudar o mundo" até 13 de Setembro
Ver artigo

Com um total de 371.945 moedas GovTech investidas, o Impact2Space, focado na área das telecomunicações, foi o que mais conseguiu captar a atenção do público. O projeto tem em vista a criação de produto para proteção de satélites, naves espaciais e equipamentos espaciais. De acordo com a equipa que o lidera, o projeto tem como parceiros o MIT, a Fibrenamics, o Instituto Pedro Nunes e o Instituto Internacional de nanotecnologia.

No segundo lugar do pódio segue-se o Clynx, com 194.123 moedas virtuais investidas. O projeto quer “tornar a experiência da fisioterapia mais agradáveis para os pacientes” através de exercícios num ambiente de videojogo, podendo ser utilizado tanto em casa como em clínicas. No terceiro lugar, com 179.621 investimentos, ficou o InovHealth, também na área da saúde. O projeto desenvolveu um dispositivo que poderá melhorar a qualidade de vida dos dos doentes colostomizados.

Robot que limpa matas, salicórnia e biomaterial adesivo ganham prémios GovTech
Robot que limpa matas, salicórnia e biomaterial adesivo ganham prémios GovTech
Ver artigo

A edição de 2019 do desafio GovTech foi lançada em março, depois de uma primeira edição que teve como vencedores o INFORMAT, com robots de limpeza florestal; o projeto Vida Saudável, com uma alternativa pretende combater o consumo exagerado de sal; e o BIO2SKIN, um biomaterial adesivo, baseado em nanotecnologias para aplicações médicas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.