A iniciativa recebeu o nome de Acertar o Rumo e procura colmatar uma falha identificada de profissionais na área de TI, como explicou Catarina Fonseca, General Manager da iTGrow, ao TeK. “O mercado das tecnologias de informação apresenta ainda oportunidades de carreira, para quem decidir apostar nele, e acreditamos que esta tendência irá manter-se nos próximos anos. Portugal tem necessidades de mais recursos técnicos para integrar nos seus projetos de desenvolvimento de software”, justifica.

O programa já tem a fase de candidaturas aberta, procurando selecionar 25 jovens com curso superior em domínios com base forte de raciocínio lógico e matemático (ex. engenharias, matemática, física), que pretendam redirecionar a sua carreira para a área das TI.

Assente num programa de formação intensiva, acompanhada e prática onde estão previstas as necessidades profissionais, a componente académica do Acertar o Rumo é promovida pela Universidade de Coimbra, sob a forma de curso sem grau, que tem uma duração de 10 meses e um custo de 2,850 euros. A formação tem início já em setembro.

Depois deste período os 25 jovens selecionados têm estágio profissional garantido numa das empresas aderentes ao programa, o que permitia consolidar a formação on-the-job. A remuneração será superior a 750€ nos 12 meses de duração do estágio.

Nos próximos dois meses estará em curso a fase de recrutamento e seleção de jovens, sendo realizadas provas para identificação de candidatos, com validação conjunta entre a iT Grow e a Universidade de Coimbra.

Para já as empresas que integram o programa são a Critical Software, BPI, Novabase, PT Comunicações, AIRC, Grupo Portucel Soporcel, ISA, Present Technologies e RedLight Software.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha.