Para participar no desafio é necessário ter uma cópia do Gran Turismo 6 e muita perícia no comando da PlayStation 3, a plataforma onde o jogo rola. Para assinalar toda esta fase os promotores criaram um conjunto de eventos ao vivo e este ano também juntaram à prova um Desafio GT Academy no Facebook, que será lançado em maio.



As rondas de qualificação livres decorrem até 16 de junho, através da atualização online automática do jogo, num desafio que pode ser abraçado por qualquer candidato a piloto na vida real, nos países por onde passa a competição.



Para treinar os candidatos terão nas mãos um Nissan Nismo. Os melhores condutores em Portugal, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Rússia, Suécia, Polónia e República Checa terão a oportunidade de participar na final nacional da prova nos respetivos países.



Os melhores classificados nestas provas ganham acesso ao Race Camp Europeu no circuito de Silverstone onde, durante uma semana, serão avaliados dentro e fora de pista, até que seja escolhido o nome do vencedor.



O grande vencedor da competição virtual salta das provas virtuais para a competição real, um prémio que no ano passado foi entregue ao português Miguel Faísca. Antes disso garante três meses de treino intensivo para preparar a sua primeira grande prova em janeiro de 2015: as 24 horas do Dubai. A prova deste ano foi ganha (na sua categoria) pelo português Miguel Faísca.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico