Lançado em 2011, o Space App Camp é um desafio criado pela Agência Espacial Europeia (ESA) que procura tornar os dados e serviços de satélites de observação terreste mais acessíveis ao público através de aplicações.

Ao longo dos últimos 10 anos, 480 programadores vindos de 30 países já participaram no desafio, desenvolvendo mais de 60 aplicações. O Space App Camp está de regresso e a edição de 2021, que à semelhança do ano passado decorrerá em formato virtual, está à procura de novos participantes, em particular, nas áreas do desenvolvimento de aplicações mobile, machine learning e inteligência artificial.

A ESA explica que nesta edição do desafio serão selecionados até 25 participantes, que farão parte de um programa de mentoria de oito semanas, entre os dias 20 de julho e 20 de setembro.

A edição deste ano do Space App Camp contará ainda com uma cooperação com o seu Ф-lab, cuja missão é acelerar o futuro da observação terrestre através de ideias transformadoras, servindo como uma incubadora para os projetos mais inovadores.

De acordo com a agência, esta será a primeira vez que a iniciativa oferecerá aos participantes a possibilidade de participarem num programa de mentoria, onde ficarão a conhecer mais sobre o tipo de dados recolhidos através do programa de observação terreste Copernicus e sobre a forma como a informação espacial pode enriquecer as aplicações mobile, sendo guiados por especialistas da área.

Os vencedores do Space App Camp receberão prémios monetários até 2.500 euros, assim com um kit de apoio com dados de observação terrestre que os ajudará a continuar o desenvolvimento das suas criações. Além disso, os vencedores serão convidados a participar na Φ-week e no Living Planet Symposium da ESA.

Há também um prémio especial composto por um kit de apoio no valor de 3.500 euros e que inclui acesso a um serviço de consultoria de dados técnicos de observação terrestre, a oito horas de serviços de engenharia de software e a uma rede global de especialistas.

Todos os estudantes, empreendedores, investigadores e programadores interessados em participar na edição de 2021 do Space App Camp podem realizar a sua candidatura, seja individualmente ou em equipas até quatro membros, através do website do desafio até ao dia 8 de julho.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.