O centro de contacto em cloud Talkdesk lançou o programa TDX-UC Data Science Academy em parceria com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra. O objetivo da iniciativa, que segundo a empresa tem aumentado a procura de especialistas, é fomentar a partilha de conhecimento em áreas como data science, inteligência artificial e machine learning.

Nesse sentido foi organizado uma formação composta por 240 horas, separadas em três módulos de um mês, cada um dedicado a um tema específico e composto por duas etapas distintas. As duas primeiras semanas serão teóricas, em ambiente de sala de aula, onde será dado a contextualização dos conceitos e técnicas-chave dos diferentes domínios. A segunda quinzena será reservada ao desenvolvimento e apresentação de um projeto individual, acompanhado de um tutor do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra.

Segundo João Coelho, diretor de talento da TDX, Portugal apresenta uma grande escassez de especialistas de data science, sendo os mais requisitados no mercado, fomentado pelas necessidades crescentes das empresas.

A primeira edição da TDX-UC Data Science Academy terá início no dia 16 de setembro, com o primeiro módulo focado no processamento de linguagem natural (NLP), uma aposta presente da Talkdesk. Este domínio de ciências de computação visa desenvolver software capaz de compreender e mimetizar a linguagem humana, para satisfazer da melhor forma as necessidades dos seus clientes. O segundo módulo irá focar-se na análise de soluções de algoritmia e séries temporais para previsão de comportamento, estando previsto para janeiro de 2020. Por fim, o terceiro módulo irá centrar-se em temas de deep learning, com arranque em abril.

A empresa alerta que só existem 15 vagas para o primeiro módulo e que o prazo de submissão das candidaturas acaba no dia 31 de agosto. Os interessados devem inscrever-se no seguinte endereço, mas devem apresentar competências de estatística, programação em Python e machine learning.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.