A Agência Espacial Portuguesa está prestes a realizar a sua cimeira anual que em 2023 pretende dar destaque à cooperação internacional como ferramenta essencial para o uso pacífico e sustentável do Espaço.

O tema “A Global Effort for Space Sustainability” pautará a agenda daquela que é a sexta edição da New Space Atlantic Summit, que também apresenta uma mão cheia de sessões que abordarão vários temas ligados a Espaço, desde a Educação à Economia Espacial.

São vários os oradores principais convidados, representando diversas organizações nacionais e internacionais de relevo. O objetivo é que, através destas apresentações, “a cimeira seja palco de uma intensa troca de ideias e de conhecimento sobre temas atuais do setor espacial, principalmente no que diz respeito ao tema que guia a New Space Atlantic Summit deste ano”.

Será o caso da intervenção de Peter Martinez, cujo trabalho enquanto diretor executivo da Secure World Foundation assenta na diplomacia e regulação espacial, bem como na formulação de políticas espaciais. Peter Martinez tem ainda no currículo a presidência, entre 2011 e 2018, do Grupo do Trabalho do Gabinete das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço (UNOOSA).

Rajeev Suri, CEO da INMARSAT, partilhará com os participantes da conferência os progressos realizados no último ano no objetivo traçado de angariar apoios internacionais no sentido de abordar de forma global a procura de soluções para a sustentabilidade do Espaço, tanto na Terra como em órbita.

Habituado a esse tipo de desafios - não estivesse estado ligado à criação do programa de Observação da Terra europeu Copernicus, que celebra em 2023 o seu 25.º aniversário -, Ludwig Moeller também participará na New Space Atlantic Summit como keynote speaker. O diretor do Instituto Europeu de Lei Espacial também já passou pela ESA e pela NASA.

A cimeira contará também com uma apresentação de Nuno Santos, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Em 2022, o investigador, referência mundial no que diz respeito ao estudo dos exoplanetas, foi distinguido com uma Advanced Research Grant no valor de 2,5 milhões de euros atribuída pelo European Research Council.

Ainda a olhar para as estrelas, a edição deste ano da conferência confirma ainda a presença de Claudio Mello, responsável pela Sustentabilidade e Diversidade no Observatório Europeu do Sul (ESO) e ex-responsável pelos projetos científicos da Agência Espacial Portuguesa.

Na New Space Atlantic Summit de 2023, a partilha de conhecimentos não se encerra em apresentações individuais. Tendo em vista a promoção do diálogo e o incentivo à de troca de ideias, a cimeira conta um total de 19 oradores divididos por seis painéis.

A edição deste ano da cimeira da Agência Espacial Portuguesa acontece a 10 de maio, nas instalações da  Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) em Lisboa. A inscrição é gratuita, mas o registo é obrigatório, com prazo limite até domingo, dia 7 de maio, em www.newspaceatlanticsummit.com.