Em 2018 a Volkswagen Digital Solutions fixou-se em Lisboa, tendo começado com a meta de chegar a 450 colaboradores. Atualmente está em três localizações na capital, com o três unidades diferentes, a  CODE, SDC e MAN Digital Hub e já conta com mais de 550 pessoas.

"O crescimento foi muito mais rápido do que o esperado porque o nosso trabalho e a relação com a Alemanha está a permitir que sejamos muito mais solicitados em termos de soluções de negócios críticos. Os objetivos anteriores visavam 500 pessoas aqui em Portugal. Entretanto, acordámos que vamos alargar o número de pessoas e até estamos a discutir com as marcas do Grupo Volkswagen sobre a hipótese de termos mais, o que mostra o verdadeiro emergir do Grupo para a transformação digital", explica Jürgen Reimann, CEO da Volkswagen Digital Solutions, citado em comunicado.

A abertura de uma unidade no Porto está ligada à aposta no talento e representação a norte. A localização é o espaço de cowork DeHouse, na Trindade, onde vai ter um escritório de 120 metros quadrados que pode chegar às 30 estações de trabalho, contando também com a flexibilidade do modelo híbrido.

Volkswagen Digital Solutions e Bosch desenvolvem em Portugal soluções usadas a nível global
Volkswagen Digital Solutions e Bosch desenvolvem em Portugal soluções usadas a nível global
Ver artigo

No Porto a equipa da VWDS vai ser composta por 20 pessoas, recolocadas nesta nova localização como “embaixadores” da marca e da cultura da empresa. Numa segunda fase pretende-se  integrar novos elementos a partir do Porto, tirando partido de talento tecnológico do Norte mas abrindo portas à mobilidade entre as várias localizações. A tecnológica assegura que todos os seus trabalhadores possam escolher onde trabalhar, tendo agora o Porto e três localizações em Lisboa como opções de local de trabalho, para além da possibilidade do remoto.

O hub digital da Volkswagen é responsável pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas para o grupo automóvel e exporta para o mundo inteiro, o que a empresa diz que "se tem mostrado uma peça fundamental para desafiar o status quo de um grupo com mais de meio
milhão de colaboradores espalhados pelo globo e um longo histórico fabril".