A quinta geração móvel tem sido apregoada nos últimos anos como um ponto de viragem tecnológico, não só para as comunicações em si, mas na forma como o 5G vai mudar as nossas vidas no entretenimento, serviços e até trabalho e ensino. Foram-nos prometidas transmissões com imagens holográficas, veículos de condução autónoma e eletrodomésticos cada vez mais inteligentes e interligados.

Em Portugal fazem-se testes há pelo menos dois anos sobre o seu potencial. O certo é que o processo de migração das frequências TDT atrasaram-se devido à pandemia de COVID-19, e o leilão ainda decorre numa base diária de licitações entre as operadoras de telecomunicações. Não sabemos quando vai terminar este processo, para depois as respetivas empresas comecem os trabalhos no terreno para a sua implementação.

O certo é que MEO e Vodafone já começaram as suas campanhas de divulgação dos serviços 5G, ainda que apenas de forma conceptual e de teasing. Já não deve faltar muito para as respetivas ofertas.

Nesse sentido, talvez seja uma boa ideia começar a perceber quais são as ofertas de smartphones que já estão disponíveis em Portugal. Dos equipamentos mais acessíveis, aos modelos topo de gama, uma coisa é certa: todos os smartphones 5G “obrigam” a ter uma configuração de hardware bem apetrechada, por isso, mesmo que não planeie ativar tão cedo um serviço, fica a garantia de ter os melhores processadores do mercado, uma boa quantidade de memória e outros extras interessantes.

Se olharmos para as ofertas tímidas que tínhamos em Portugal, quando se esperava que o processo fosse mais rápido, e num mundo sem COVID-19, a Huawei foi uma das primeiras fabricantes a lançar um modelo de smartphone preparado para 5G, o Mate 20X 5G, num bundle vendido pela NOS. Desde então, e à medida que os diferentes mercados foram lançando as suas redes, as fabricantes foram acompanhando com novos modelos, e atualmente já existem quase duas dezenas de propostas no mercado, desde os mais acessíveis às joias da coroa das diferentes marcas.

Conheça os modelos de smartphones 5G à venda em Portugal:

1 - Huawei Mate 40 Pro – 1.150 euros - FNAC

O Huawei Mate 20X 5G foi um dos primeiros modelos 5G disponíveis no mercado há quase dois anos, e desde então a fabricante chinesa já lançou o Mate 30 e 40. É provavelmente que encontre os modelos anteriores em alguma promoção, caso ainda haja stock. Se optar por este novo modelo, este tem um ecrã OLED de 6,76 polegadas a 120 Hz com uma resolução de 2772x1344. Suporta um espectro de cor DCI-P3 e HDR, prometendo assim mostrar as imagens com os tons de cor e luz que realmente foram captados pela câmara. Tem um processador Kirin 9000, uma SoC de 5 nm com suporte 5G e um GPU Mali-G78 de 24 núcleos.

2 - Samsung Galaxy A51 5G – 499 euros – Media Markt

O Galaxy A51 é a oferta da Samsung mais em conta, em alternativa ao seu topo de gama S21. Ainda assim conte com um generoso ecrã Super AMOLED de 6,5 polegadas, 6 GB de RAM 128 GB (com opções até 1 GB) de armazenamento interno e um processador octacore. Tem um conjunto de quatro câmaras na traseira, com uma lente principal de 48 MP. Promete ainda uma bateria duradoura com 4.500 mAh, suportado por tecnologia Fast Charging de 15 W. Este modelo já utiliza o sistema de autenticação biométrica de impressão digital no próprio ecrã do equipamento.

3 - Samsung Galaxy S21 5G – 929 euros – Media Markt

O Galaxy S21 apresenta um ecrã Dynamic AMOLED 2X Infinity-O com uma taxa de atualização adaptável de 120Hz, conforme o conteúdo que está a ser visto, prometendo um scrolling e visualização mais suaves das imagens. O modelo apresenta um ecrã de 6,8 polegadas e tem mais brilho, cerca de 1.500 nits.

Os smartphones oferecem um módulo de câmaras traseiro quádruplo (dupla teleobjetiva, Ultra Grande Angular e Grande Angular) e inclui o novo sensor de 108MP, que permite captar fotografias em HDR de 12-bits. Pela primeira vez num smartphone Galaxy, é possível gravar vídeo em 4K a 60fps a partir de todas as objetivas, incluindo câmaras traseiras e frontais. O modelo Ultra também suporta a S Pen.

4 - Samsung Galaxy Note 20 5G – 1.089 euros – PC Diga

Lançado em 2020, o Note 20 5G pode ser adquirido por um preço bem inferior ao do ano passado, mediante as opções de memória que desejar, neste caso, a versão de 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Tem um processador Exynos990, de 7nm, e uma bateria de 4.300 mAh com suporte a carregamento rápido, assim como wireless. Conte com um ecrã de 6,7 polegadas Dynamic AMOLED FHD+ a 60 Hz, para uma resolução de 2400x1080.

5 - Samsung Galaxy Z Fold 2 5G – 1.399 – Worten

Se procura simultaneamente um smartphone 5G, mas que tenha um ecrã dobrável, o Galaxy Z Fold 2 5G pode ser uma excelente opção. Até porque dos mais de 2.000 euros que custou inicialmente, já pode ser adquirido por cerca de 1.400 euros em promoção na Worten à data de escrita deste artigo (no website oficial da Samsung continua ao preço original de 2.050 euros).

O Galaxy Z Fold2 está equipado com dois ecrãs Infinity-O, quase sem moldura. O novo modelo é maior do que o primeiro Galaxy Fold, apresentando um ecrã da frente com 6,2 polegadas e outro principal de 7,6 polegadas. Os ecrãs oferecem tecnologia Dynamic AMOLED 2x com uma taxa de atualização de 120 Hz.

6 - iPhone 12 Pro – 1.179 euros – FNAC

Qualquer modelo e respetiva versão que opte do iPhone 12 vai ter direito a 5G. Apenas necessita optar entre o mini ao Pro Max, considerando o tamanho do ecrã, capacidade de armazenamento interno, entre outros detalhes. O exemplo que listamos é do iPhone 12 Pro de 128 GB de armazenamento, destacando-se já algumas opções avançadas como o sensor LiDAR e suporte a imagens HDR. Todos os modelos contam com a tecnologia MagSafe para carregamento wireless até 15 W.

7 - TCL 20 5G – 399 euros – FNAC

O objetivo da TCL é definitivamente democratizar o 5G com a introdução de modelos mais em conta no mercado. O TCL 10 5G é a proposta, destacando-se pelo design renovado em relação aos modelos da série 10, mas com ecrãs de grande qualidade, acompanhados de um sistema de fotografia com três câmaras e uma bateria de 4.500 mAh. Tem um ecrã de 6,67 polegadas com qualidade FHD+ Dotch e tecnologia NXTVISION. No interior tem um chipset Snapdragon 690 5G de 8nm, otimizado para as redes de nova geração.

8 - Huawei P40 5G – 599 euros – Worten

Já sem o Google Mobile Services quando foi lançado no ano passado, o P40 5G apostou “em força” na fotografia, no hardware e na inteligência artificial. O Huawei P40 Pro tem um sistema de quatro câmaras Leica, destacando-se a grande angular de 50 MP Ultra Vision. No interior tem o processador Kirin 990 5G, o primeiro SoC 5G de 7 nanómetros que foi desenvolvido pela Huawei. Conte com uma bateria de 3.800 mAh, com suporte para carregamento rápido.

9 - Xiaomi Mi 10 Lite 5G – 449 euros – Worten

Este modelo é alimentado pelo processador Snapdragon 765G da Qualcomm e aposta numa otimização da autonomia através da tecnologia LiquidCool para uma redução do seu consumo. Tem uma bateria de 4.160 mAh com suporte a carregamento rápido. Apostando nos elementos multimédia, o smartphone tem um ecrã AMOLED de 6,57 polegadas, capaz de debitar imagens Full HD+. Este modelo tem 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno. Para os amantes de fotografia, conte com uma câmara principal de 48 MP e uma frontal com capacidade de registar imagens em slow motion a 120 FPS.

10 – Asus Zenfone 7 – 799 euros – PC Diga

O Zenfone 7 da Asus, que o SAPO TEK teve a oportunidade de o testar, é um smartphone com uma configuração avançada, ainda que atualmente a Qualcomm já tenha lançado o novo chip Snapdragon 888, superior ao 865 do smartphone. Mas a sua configuração atual é de topo, com o respetivo suporte ao 5G, por um preço abaixo das joias da coroa de muitas outras fabricantes. Destaca-se ainda pelo seu módulo de câmara rotativo, permitindo utilizá-lo tanto para capturas gerais, como para selfies, mantendo a mesma qualidade de fotografia e de filmagens.

11 - Oppo Reno4 Z 5G – 369 euros – Media Markt

O Reno4 Z 5G é um modelo mais em conta da gama de ofertas da Oppo com suporte à quinta geração. Pode optar pelo modelo Reno4 Pro 5G, este sim mais apetrechado no que diz respeito à qualidade de imagem do ecrã, entre outras características, também testado pelo SAPO TEK. O Reno4 Z 5G apresenta um ecrã de 6,57 polegadas, 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento interno e um processador de oito núcleos. Apresenta uma câmara com um sensor principal de 48 MP e um ecrã com uma taxa de atualização até 120 Hz. Conte com uma bateria de 4.000 mAh.

12 – Oppo Find X2 Lite 5G – 369 euros – Media Markt

Na próxima semana a Oppo vai refrescar a sua linha Find X, com a terceira geração. Mas o Find X2 Lite é uma versão bem em conta para um equipamento 5G. Tem 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, assim como um processador octacore até 2 GHz Snapdragon 765G da Qualcomm. Apresenta um ecrã AMOLED com 6,44 polegadas e uma bateria de 4.025 mAh com suporte a carregamento rápido através da tecnologia flash superVOOC 4.0 de 30 W da Oppo.

13 - OPPO A73 5G – 269 euros - Worten

O Oppo A73 5G é um dos mais acessíveis smartphones 5G do mercado, desenhado sobretudo para ser funcional. Tem 8 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, assim como um processador Dimensity 720 da Media Tek com oito núcleos. Oferece um ecrã LCD de 6,8 polegadas, capaz de gerar imagens com resolução de 1080p, uma taxa de atualização de 90 Hz e ainda uma taxa de amostragem tátil de 120 Hz. Em termos de autonomia, o equipamento tem uma bateria de 4.040 mAh, beneficiando ainda do modo Super Poupança para prolongar o seu uso.

14 - Realme X50 Pro 5G – 580 euros – PC Diga

O Realme X50 Pro 5G oferece uma tecnologia de antena surround 360º, para que nunca perca o sinal, além de um comutador inteligente para alternar entre o 4G e 5G automaticamente de forma a reduzir o consumo de energia em 30%. Utiliza um processador Octacore Snapdragon 865, 8 GB de RAM LPDDR5 e 256 GB UFS 3.0. Destaca-se ainda pelo carregamento Superdart Charge de 65W para carregamento de 100% da bateria em 35 minutos. O equipamento tem um ecrã AMOLED de 6,44 polegadas, um conjunto de quatro câmaras com um sensor principal de 64 MP.

15 – Samsung Tab S7+ - 980 euros – Worten

Considere o Samsung Tab S7+ como um “outsider” desta seleção de smartphones, por ser um dos poucos tablets no mercado a suportar 5G. Especialmente dedicado a quem procura uma solução com um ecrã maior do que um smartphone, este modelo tem 12,4 polegadas e está equipado com 128 GB de armazenamento interno, 6 GB de raM e é alimentado pelo processador Snapdragon 865+ da Qualcomm. Pode usar a S-Pen da Samsung, sendo prometida uma latência muito baixa na sua escrita. Conta com uma bateria inteligente de 10.090 mAh, para que possa trabalhar praticamente todo o dia.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.