As colunas inteligentes fazem cada vez mais parte das nossas casas, pela facilidade de utilização e integração com os computadores, tablets e smartphones. E para utilizadores avançados, estes podem tornar-se o controlo de outros equipamentos IoT que tenha em casa, desde iluminação inteligente, eletrodomésticos, termóstatos e outros. Através dos assistentes Alexa, Siri ou Google Assistant, é mesmo possível estar fora de casa e mandar o sistema ligar a máquina de lavar roupa ou loiça para adiantar o serviço doméstico.

Através das colunas pode saber facilmente o estado do tempo, as marcações na sua agenda, definir lembretes e despertadores, e claro, aceder aos serviços de música e podcasts, como o Spotify, apenas através de comandos vocais com os respetivos assistentes virtuais.

Outra preocupação que as diferentes marcas têm revelado diz respeito ao design das colunas. Estas são cada vez mais atraentes, sendo integradas facilmente na decoração dos móveis e por isso não precisam de ser escondidas atrás de livros ou bibelots. E o som é mais nítido, com tecnologias de cancelamento de ruído.

Por outro lado, há modelos que apresentamos que garante uma maior versatilidade de funcionalidades, incluindo a portabilidade, sendo possível utilizar em qualquer lugar graças à sua autonomia por várias horas. E na lista até consta um relógio de mesinha de cabeceira que pretende ser o primeiro contacto quando acorda, podendo também carregar o seu smartphone.

O SAPO TEK reuniu oito propostas das diversas marcas de colunas inteligentes, de diversas gamas e preços, mediante as necessidades que desejar.

Veja na galeria as oito propostas de colunas inteligentes:

1 – Amazon Echo Dot (quarta geração) – 59,99 euros - Amazon

O Echo Dot é a coluna inteligente mais vendido do catálogo da Amazon e oferece o assistente inteligente Alexa. A sua forma de globo foi desenhada como um objeto de decoração atraente, realçado pelo seu anel luminoso na base. É compatível com diversos serviços de música da Apple, Amazon, Spotify e outros, permitindo ouvir músicas ou podcasts, com uma qualidade de som disponível em qualquer divisão da casa, diz a marca.

O assistente garante o acesso a notícias, agenda, previsões do tempo e outras informações através de comandos de voz. Além disso, permite controlar outros equipamentos inteligentes da casa, como luzes, estores ou fechaduras. Ao utilizar diferentes equipamentos nas divisões, a coluna permite comunicar diretamente com os membros da família, tal como chamar da cozinha as crianças a brincar no quarto. Tem ainda um botão que desliga os microfones, para aqueles que desejam aumentar a privacidade do equipamento.

2 – Sonos One – 201,99 euros – Worten

Compatível com os assistentes inteligentes Google Assistant e Alexa, o Sonos One é uma proposta de coluna inteligente que pretende destacar-se na qualidade de som. Promete a audição de mais detalhes, assim como graves mais ricos, graças à sua afinação Trueplay. E a coluna pretende ser uma companhia tanto na cozinha, como numa estante de livros na sala, graças ao seu design elegante.

A coluna ajuda o utilizar a manter-se a par das notícias e do estado do tempo, por exemplo, através de voz. Pode definir temporizadores e outras funções que vão ajudar nas tarefas. A marca diz que o Sonos One permite misturar e combinar as colunas para construir um sistema ainda mais poderoso, incentivando os utilizadores a adotarem mais que uma unidade para espalhar “a magia sonora” pela casa.

3 - Apple HomePod mini – 103,68 – PC Components

Para quem procura uma solução da Apple, o HomePod mini promete ser uma caixinha de surpresas, sem ocupar muito espaço na prateleira. Mede menos de 9 cm, mas projeta som em 360 graus para preencher totalmente a sala. A coluna tem uma malha acústica contínua, com uma superfície luminosa que serve para aceder às suas opções.

Ao conectar diferentes colunas pela casa, através do assistente inteligente Siri pode coordenar a mesma música pelos equipamentos, ou decidir se pretende ouvir um tema diferente em cada divisão. Também pode funcionar como intercomunicador ou quando colocados lado a lado assumem uma postura de som surround estéreo, debitando os canais esquerdo e direito independentes. A coluna utiliza áudio computacional da Apple, controlado pelo chip S5, garantindo som preciso e equilibrado em qualquer volume desejável.

O sistema oferece ainda cancelamento de ruído, recorrendo aos seus quatro microfones, sem perder o rastro aos comandos de voz “Hey Siri”. A Apple garante que os microfones de escuta apenas são ativados com o famoso comando, protegendo desta forma a sua privacidade.

4 - Google Nest – 98,90 euros – PC Components

Discreto e atraente, a coluna inteligente da Google promete música com vocais mais nítidos, assim como graves mais ricos. Através do Google Assistant poderá controlar praticamente todos os elementos inteligentes, desde a agenda às notícias. Tal como a solução da Apple, ao ligar dois equipamentos Google Nest garante a reprodução de música em estéreo.

O equipamento permite definir alarmes ou temporizadores, que pode ser uma ajuda na cozinha, para que não se esqueça de nenhum tacho ao lume. Pode ligar a outros equipamentos da casa, através da sua app para smartphone. Além disso, pode fazer chamadas de áudio através do Google Duo, neste caso ambos os utilizadores devem estar registados no serviço e tem Chromecast integrado. A Google pretende também passar uma mensagem mais ecológica, referindo que a sua caixa foi construída com 70% de plástico reciclado.

5 - BOSE Portable Home Speaker – 379,99 euros – Worten

A coluna da BOSE tem um design que parece um pequeno balde, devido à sua pega, mas isso significa que foi concebida não só para funcionar em casa, mas também no exterior. A marca afirma mesmo que este é o seu produto mais versátil, com uma maior durabilidade e resistente a água. E isso sem perder potência, destacando-se pelos seus baixos “pujantes” em 360º. E a coluna recebeu mesmo um prémio de design RedDot em 2020.

O sistema inteligente suporta Google Assistant e Alexa, sendo compatível com dispositivos Android e iOS. Pode ser controlado por voz, através dos seus comandos integrados ou através de uma aplicação dedicada para smartphone. Quando utilizada no exterior, a sua bateria tem uma autonomia de 12 horas e pode ser ligada tanto à rede Wi-fi, ou quando esta não está disponível, através de Bluetooth a um tablet ou smartphone. Suporta ainda a conetividade Apple Airplay 2.

6 - Sony SRS-RA3000 – 299,90 – PC Diga

Mantendo um padrão semelhante a outras propostas no seu design, a coluna inteligente da Sony tem uma cobertura de tecido, tornando-o um objeto que encaixa na decoração dos móveis na sala. É suportado pelos assistentes inteligentes Alexa e Google Assistant, garantindo as funções habituais de consulta de notícias, estado do tempo ou despertadores. A Sony promete uma qualidade de som ambiente, que preenche o espaço, para criar a atmosfera mais correta em qualquer divisão da casa. Isso deve-se à sua tecnologia de deteção.

Seja através de uma ligação Wi-fi ou Bluetooth, o SRS-RA3000 pode ser facilmente emparelhado com a rede da casa e equipamentos. Tem integração de Chromecast, significando que pode reproduzir música, rádio online ou podcasts, num portátil ou smartphone, através do toque de um botão. A Sony diz que a sua coluna executa calibrações automáticas, utilizando um microfone interno e um algoritmo da fabricante.

7 – Lenovo Smart Clock 2 – 99,99 euros – Rádio Popular

O Lenovo Smart Clock 2 é um verdadeiro canivete suíço no que diz respeito a funcionalidades associadas a uma coluna inteligente. Além do Google Assistant que garante as mesmas funcionalidades de voz de outros equipamentos, este funciona como um despertador de mesinha de cabeceira. O seu ecrã de 4 polegadas permite mesmo visualizar as fotografias.

Além de despertador e coluna de som, o Smart Clock 2 também funciona como um pequeno candeeiro de luz presencial, graças à sua base, para quem não gosta de dormir totalmente às escuras. Além disso, pode utilizar a base como um hub de carregamento do smartphone, seja através de ligação por fio USB ou mesmo via wireless, colocando-o na sua base durante a noite.

8 – Harman Kardon Onyx Studio 4 – 337,96 euros – Amazon

Conhecida pelas suas colunas equipadas e em portáteis e outros equipamentos topo de gama, a Harman Kardon também tem a sua linha de colunas inteligentes. A série Onyx Studio 4 procura oferecer um equilíbrio entre o som de excelência, um design das colunas emblemático e a utilização de materiais de qualidade.

Esta coluna também funciona de forma portátil, prometendo oito horas de autonomia em reprodução. A marca garante que através da sua aplicação Connect+ é possível ligar mais de 100 colunas, apenas pressionando apenas um botão. O seu sistema tem um microfone suportado por tecnologia voicelogic, utilizado como cancelamento de ruído e eco, aumentando a nitidez do som.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.