É já no próximo dia 5 de outubro que o Windows 11 faz a sua estreia oficial, com a nova geração do sistema operativo da Microsoft a chegar sob a forma de uma atualização gratuita para todos os utilizadores da versão anterior do sistema operativo cujos computadores estejam aptos para instalá-la.

É certo que poderá continuar a aproveitar o Windows 10 (nas versões Home, Pro, Pro Education e Pro for Workstations) até 14 de outubro de 2025, mas se o seu computador é mais antigo e já não é compatível com o Windows 11, investir num novo equipamento é uma opção a considerar.

Para o ajudar a encontrar o computador ideal, o SAPO TEK preparou uma seleção de portáteis preparados para o novo Windows 11, incluindo opções pensadas para os fãs de multitasking, para quem precisa de dar um “boost” à sua produtividade e para quem prefere equipamentos que combinem o melhor de dois mundos, com ecrãs táteis e diferentes posições de utilização.

Clique nas imagens para descobrir 6 portáteis preparados para a nova geração do Windows

Conheça as sugestões ao detalhe

O Surface Laptop 4 apresenta-se como uma proposta concebida com a produtividade em mente, seja para o trabalho ou para o ensino. Este modelo de ecrã tátil com 13,5 polegadas está equipado com um processador AMD Ryzen 5-4680U e uma placa gráfica AMD Radeon. No seu interior, o equipamento dispõe também de 8 GB de RAM, 256 GB de armazenamento interno e uma bateria com autonomia para 19 horas.

O portátil conta com uma webcam HD integrada, capaz de gravar com qualidade de imagem mesmo condições com baixa luminosidade. Há também um conjunto de microfones para assegurar uma boa comunicação nas videochamadas e altifalantes Dolby Atmos Omnisonic, que prometem uma qualidade sonora cinematográfica e imersiva.

O Acer Swift 5, atualizado com a plataforma Evo, incluindo um processador Intel core i7 de 11ª geração e arquitetura Intel Irs Xe Graphics, é um modelo com especificações pensadas para os fãs de multitasking. O portátil dispõe de 16 GB de memória RAM, assim como 1 TB de armazenamento interno.

O computador está equipado com um ecrã tátil de 14 polegadas, preparado para ajudar os utilizadores a dar um “boost” à sua produtividade. Em destaque está também uma bateria com capacidade de 56 Wh, dispondo de uma autonomia para até 11 horas de funcionamento, e, de acordo com a marca, é possível recarregá-la para mais quatro horas em apenas 30 minutos.

Por fora, este modelo da Lenovo apresenta um design com acabamentos exclusivos para uma experiência premium. Já no seu interior, o portátil tem um processador Intel Core i7 de 11ª geração, acompanhado por uma placa gráfica NVIDIA Geforce MX450. Há também espaço para 16 GB de memória RAM, 1 TB de armazenamento interno e uma bateria optimizada para reagir de forma dinâmica às necessidades energéticas do equipamento e com autonomia para 19 horas. O Lenovo Yoga SLIM 7 PRO conta com um ecrã de 14 polegadas, com molduras reduzidas, resolução de 2,8 K e 400nits de brilho.

O Zenbook Flip 13 da Asus apresenta um design que combina portabilidade com versatilidade. O portátil dispõe de um ecrã NanoEdge FHD OLED de 13,3 polegadas, com uma dobradiça ErgoLift 360° que dá a possibilidade de escolher entre vários modos de utilização: portátil, “tenda”, base ou tablet.

No seu interior há um processador Intel Core i7 de 11ª primeira geração, além de gráficos Intel Iris Xe, 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno. A sua bateria oferece uma capacidade de 67WHrs e, graças ao suporte a USB-C Easy Charge, o portátil pode ser utilizado com uma vasta gama de carregadores USB-C padrão.

O portátil 2 em 1 da HP promete adaptar-se automaticamente ao ambiente, de modo a oferecer a melhor qualidade de imagem possível. O computador dispõe de um ecrã tátil de 13,5 polegadas com tecnologia BrightView para imagens claras e brilhantes mesmo quando as condições de iluminação não são as mais ideais.

Através do HP Command Center, que se afirma como o centro de inteligência do computador, é possível ajustar o desempenho às suas necessidades do utilizador. O portátil tem um processador Intel Core i7 de 11ª geração com gráficos Intel Iris Xe, 16 GB de RAM, 1 TB de armazenamento interno e uma bateria com autonomia para até 16,30 horas. A marca afirma que é possível carregar o portátil até 50% em cerca de 45 minutos.

Em destaque está também uma câmara de infravermelhos HP True Vision HD, a pensar em quem usa o Windows Hello, um HP Imagepad com gestos multi-toque e uma dobradiça 360° que permite usar o equipamento em quatro posições diferentes.

“Pequeno, mas poderoso”: é assim que a Dell descreve o seu portátil XPS 13. O equipamento inclui no seu interior um processador Intel Core i7 de 11ª geração e gráficos Intel Iris Xe, além de 16 GB de RAM, um SSD de até 512 GB e um novo sistema de arrefecimento. A sua bateria oferece uma autonomia até 14 horas e 11 minutos. O portátil conta com um ecrã de 13,4 polegadas, com InfinityEdge nos 4 lados e Gorilla Glass 6 da Corning para uma maior resistência contra impactos e riscos.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com nova informação relativa aos preços dos equipamentos. (Última atualização: 04/10/2021)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.