A medida estava implícita na decisão regulatória que no verão do ano passado deu luz verde à fusão Zon Optimus, onde se referia que os serviços de voz fixa, Internet e televisão da Optimus Clix deveriam deixar de existir. No novo grupo Zon Optimus, que na sexta-feira ganha um novo nome, a oferta da Zon nesta área foi a que prevaleceu.


O fim da Optimus Clix foi anunciado e concretizou-se esta quinta-feira, como a marca tem vindo a relembrar aos clientes que permaneceram no serviço até aos últimos dias.

A Clix desaparece assim definitivamente quase 15 anos após o nascimento e encerra uma história que ficou marcada pelos primeiros passos na liberalização no mercado de telecomunicação e por todo o desenvolvimento que os serviços de telecomunicações sobre a rede fixa experimentaram desde então.





A marca começou por oferecer Internet (na era da banda estreita) com recurso à rede básica da PT, para em 2004 lançar as primeiras ofertas suportadas em infraestrutura própria. Chegou à fibra em 2008, dois anos depois de ter lançado uma oferta de TV por subscrição que veio complementar os serviços de banda larga e voz fixa que já comercializava.

A vida da Clix também foi marcada por fortes investimentos publicitários que cultivaram a imagem de um serviço dinâmico, jovem, sem queixas e com utilizadores satisfeitos, mensagens que centraram várias iniciativas de comunicação da empresa.





Nos primeiros anos tornaram-se populares campanhas como a do homem hospitalizado que não dispensava o serviço de Internet, a campanha que mostrava o call center da empresa sem qualquer chamada de clientes, ou o anúncio que recriava uma suposta carta de um cliente plenamente satisfeito com o serviço.


De sublinhar que todos estes são exemplos de campanhas realizadas numa altura em que a Internet, no limite, entregava em casa do cliente débitos de 1 Mbps ou pouco mais do isso e que nenhum operador, incluindo o Clix, dispunha de rede própria alternativa à da Portugal Telecom.




Mais à frente na história da marca, e do mercado, o triple play assumiu posição de destaque e foi centrada nessa oferta que se concentrou a maior fatia do esforço de comunicação.

Nesta galeria recuperamos algumas das mensagens publicitárias que ao longo dos últimos anos foram publicadas da imprensa e em outdoors para dar conta das novidades introduzidas no serviço que esta quinta feira se despediu em definitivo.




Preparámos ainda uma cronologia onde pode recordar os momentos mais relevantes na história da marca, vendo ou revendo alguns dos filmes publicitários que assinalaram a chegada ao mercado de novos serviços e as notícias escritas na altura.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira