Ninguém pode negar toda a componente tecnológica de um automóvel. Pode ver-se no esforço de concepção, nos materiais usados, no processo de fabrico e também aplicada aos demais sistemas que integra. Mas o meio de transporte tem vindo a ganhar ainda mais tecnologia.
Um estudo relativo a 2008, feito nos Estados Unidos pela TRG Telematics Research, sobre as tecnologias de comunicação aplicadas aos automóveis, mostrava que nessa altura já 50 por cento dos carros novos à venda naquele mercado estavam preparados para ligar ao MP3.
Oitenta por cento vinha equipado com Bluetooth, permitindo assim aos condutores o uso de telefone móvel no carro, sem retirar as mãos do volante.
Entre as tecnologias a integrar na cabine automóvel a breve prazo faziam parte os sistemas de navegação e as entradas USB.
Avanços nestas intenções vão conhecendo cada vez mais exemplos práticos, como o apresentado pela Ford durante a última edição da CES.
A fabricante prepara-se para integrar ligação à Internet nos seus veículos, substituindo os actuais visores dos computadores de bordo por um ecrã LCD táctil, a cores, de 8 polegadas, destinado à navegação online. O sistema incluirá ainda dois ecrãs de 4,2 polegadas, um em cada lado do marcador de velocidade.
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A ligação à Internet é assegurada pelo telemóvel do utilizador, que tem de integrar conectividade 3G e ser ligado ao computador do carro.
Por motivos de segurança, a navegação na Internet só poderá fazer-se com o carro parado.
Denominado MyFord Touch, o sistema usa tecnologia da Microsoft e conta também com ferramentas como GPS e reconhecimento de voz.
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No ecrã, para além do browser de Internet, será também possível controlar funcionalidades como o rádio do carro - que será HD e vai permitir organizar playlists com temas guardados em vários suportes - ou gerir as chamadas no telemóvel.
O novo sistema é o sucessor do actual Ford Sync e deverá estar disponível em cerca de 80 por cento dos modelos americanos da empresa a partir de 2015.
Já em 2010 será possível contar com o MyFord Touch nos modelos Ford Edge e Lincoln MKX Crossover e depois chegará ao Ford Focus, para os mercados internacionais.
Numa outra parceria com a Microsoft, a fabricante automóvel anunciou recentemente a disponibilização de uma aplicação criada para ajudar os donos de carros eléctricos a gerirem o consumo doméstico de energia, enquanto o veículo é recarregado.
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A Microsoft Hohm será oferecida gratuitamente na compra dos modelos eléctricos.
O presidente-executivo da Ford, Alan Mulally, afirmou que o objectivo é "viabilizar os veículos eléctricos, tornar o carregamento mais barato e a integração com a rede eléctrica mais inteligente".
As parcerias entre o sector automóvel e a tecnologia podem estabelecer-se num outro patamar, como aquele onde se insere o anúncio do acordo entre a Chrysler e a NASA, para partilha de informação.
A colaboração com a NASA por três anos abrangerá áreas como as engenharias, a robótica, sistemas de baterias, radares, entre outras.
Esta não é a primeira vez que a fabricante de carros trabalha com a agência, já que participou na construção dos foguetões para o projecto espacial Mercury, que colocou o primeiro americano em órbita em 1961. A provar que a relação entre as duas áreas já vem de longe.
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