Já fez parte do calendário de comemorações em que, além do aniversário, eramos contemplados com um qualquer presente. Hoje temos possivelmente a data na agenda, mas – com muita pena para alguns - o presente não é para nós.

O Dia da Criança está marcado para a próxima terça-feira e como, com certeza, não vai querer desiludir os seus pequenos o Tek pegou nas sugestões de alguns fabricantes e fornecedores de serviços e deixa-lhe um conjunto de propostas tecnológicas.

Os videojogos estão normalmente entre as prendas mais desejadas pelos mais novos por isso serão sempre um “recurso” a considerar. Entre os personagens da Nintendo criados para este público-alvo, autênticos peritos na arte das aventuras de consola, está, por exemplo, Super Mario, o canalizador mais famoso do mundo.

O New Super Mario Bros. para Wii é uma aventura que permite que até quatro pessoas joguem, cooperativa ou competitivamente, em simultâneo. Para os pais, a fabricante japonesa nota que este é o primeiro jogo Nintendo a conter um sistema de ajuda dinâmico, chamado Super Guide, que mostra como um nível pode ser concluído se não conseguir avançar.

[caption][/caption]

Do conjunto de propostas Xbox 360 para o dia da criançada estão Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts e as séries Viva Piñata.

Com Viva Piñata: Trouble in Paradise, por exemplo, os jogadores com mais de quatro anos podem conhecer a magia de Piñata Island. Nesta aventura para a Arcade, com o preço de 19,99 euros, o objectivo é salvar as festas de todo o mundo, quando o maldoso Professor Pester e o seu bando de Ruffians destruíram os registos informáticos de Piñata Central.

Os jogadores devem criar e cuidar dos seus jardins de piñatas utilizando a criatividade e imaginação para atrair, apanhar, proteger, treinar e gerir mais de 100 espécies diferentes de piñatas.

[caption][/caption]

Já Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts trouxe de volta o duo composto pelo urso Banjo e a ave Kazooie numa história em que a personagem Lord of the Games decidiu por fim às discórdias entre o urso Banjo e a bruxa malévola Gruntilda (também conhecida como Grunty) e criou um confronto final para decidir quem é o legítimo dono de Spiral Mountain.

Banjo e o seu amigo Kazooie têm de concluir vários desafios que Lord of the Games lhes coloca para sair vitorioso, enquanto Grunty irá tentar impedi-lo utilizando todos os métodos que a sua mente tortuosa consegue arquitectar. Título para maiores de 6 anos.

Já os fãs mais jovens das consolas da Sony têm à escolha títulos como LittleBigPlanet ou a série de jogos Eye Toy.

[caption][/caption]

E dos vídeos jogos para as câmaras fotográficas e de filmar. A PL100 é a máquina digital proposta pela Samsung. Com um preço de 179 euros, a PL100 tem ecrã de LCD frontal de 1,5 polegadas e tecnologias como a 2View e funcionalidades como a Smart Auto, que analisa os elementos chave da composição para fazer ajustamentos, ajudam os mais novos a registarem os seus momentos.

Para a imagem em movimento, a Samsung aconselha a HMX-U10, que integra tecnologia de partilha automática de vídeos e aqui gastará 149 euros.

Permanecendo com a Samsung, passamos para os telemóveis, um dos gadgets desejados cada vez mais cedo. Aqui os personagens do imaginário infantil voltam a ter destaque, e a escolha pode passar pela Pucca - 54,90 euros em exclusivo nas lojas TMN – ou pelas “modernaças” fadas Winx - 64,90 euros em exclusivo nas lojas Optimus

[caption][/caption]

E como os modelos propostos mais acima têm “cara de menina”, a última sugestão móvel não tem cá desenhos e é o Samsung B3310, onde o destaque vai para o teclado, bem ao jeito para enviar SMS. Além disso o modelo tem ligação às redes sociais, câmara de 2MP, leitor de música, rádio, bluetooth e capacidade de armazenamento até 8GB. O PVP recomendado é de 109,90 euros.

A pensar especificamente na data assinalada a 1 de Junho, a Listopsis lançou um pack onde junta o Magalhães mais recente (o mg2) e a mala de transporte My Magalhães da Throttleman. Deste modo, os pais que não quiserem esperar pelos portáteis financiados pelo Estado podem adquirir este pack pelo preço recomendado de 325 euros.

[caption][/caption]

Abandonando os gadgets, saiba que o site de leilões Miau.pt está a promover um leilão solidário online cujo objectivo passa por sensibilizar a sociedade para os direitos e necessidades fundamentais das crianças mais carenciadas e proporcionar a algumas delas o cumprimento do seu principal direito: o de ser criança.

A favor desta causa várias marcas ofereceram artigos que podem ser licitados no site Miau.pt. Um computador portátil, um telemóvel, noites em vários hotéis do país, diversas colecções em livro, e vários filmes em DVD, são alguns exemplos dos produtos disponíveis.

Para participar basta aceder a www.miau.pt e começar a licitar.

O valor angariado nesta iniciativa solidária, que decorre até 1 de Junho reverterá totalmente a favor da UNICEF.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.