Este ano o aproximar da data tem passado despercebido, em parte, devido à coincidência com o Carnaval, mas o Dia da Mulher acontece já na próxima terça-feira, 8 de Março, trazendo com ele um bom pretexto para oferecer um presente… nem que seja a si própria.

A música diz-nos que é nos diamantes que a mulher pode confiar, mas também os gadgets podem revelar-se um amigo fiel e, em altura que se diz ser de crise, constituem também uma opção mais "em conta". Já para não falar na utilidade…

Procurando destacar produtos destinados ao designado segmento feminino, com forte aposta no design e funcionalidades para agradar às senhoras, mas sem esquecer a procura de uma boa relação entre preço e características dos equipamentos, propomos uma selecção que inclua acessórios para diversos bolsos e necessidades.

Começamos pelo imprescindível telemóvel. É verdade que já não há mulher que dispense um, mas, como em tudo, há modelos de que estariam menos dispostas a abdicar que outros... Num segmento onde a oferta é vasta, escolhemos o Jalou.

[caption]o Jalou não mede mais, em comprimento, que um baton, afirma a Sony Ericsson[/caption]

A nossa preferência vai para o modelo da Sony Ericsson de formato em concha, que alia características como o tamanho (muito) reduzido, a ligação 3,5 à Internet e a câmara de 3,2 megapixéis, por preços que começa nos 69,90 euros (na loja online da TMN) - que acaba por torná-lo mais atractivo que equipamentos aos quais as operadoras dedicam promoções para este dia.

[caption]está disponível em preto, azul e roxo[/caption]

O dispositivo apresenta ainda especificidades como as aplicações de fitness - o Walkmate, que calcula o Índice de Massa Corporal e regista o número de passos dado num dia - ou a integração de um espelho, bem como dois ecrãs, um interior (de 2 polegadas e 262.000 cores) e outro externo (monocromático e de 1,3 polegadas).

Deixando os essenciais e passando aqueles que podemos classificar algures entre o objecto de desejo e o instrumento de trabalho, o Vaio P será um equipamento a ter em conta. Se o preço, a rondar os 700 euros, não for impeditivo, pode ponderar uma alternativa aos netbooks com um peso que não ultrapassa os 600 gramas e de dimensões semelhantes a um envelope - capazes de deixar uma mulher mais ou menos neste estado…

[caption]Vaio P[/caption]

Disponível em branco, preto e laranja, apresenta um ecrã de 8 polegadas (resolução de 1600x780), cuja rotação automática o torna uma alternativa simpática que se adapta tanto à leitura de ebooks ou revistas electrónicas como à apresentação em paisagem, para a navegação na Web por exemplo.

[caption]Vaio P (branco)[/caption]

[caption]Nome da imagem[/caption]

Interessante é também a integração de cartão SIM (como acontece com os tablets), que lhe assegura acesso 3G à Internet - para além do habitual Wi-Fi. O processador é um Atom Z540, a 1,86GHz, da Intel, com 512 MB de cache, memória de 2 GB e disco de 34 GB.

Sem sair do domínio dos portáteis, e assumindo que já tem um, existem outros acessórios, mais simples, igualmente capazes de fazer uma mulher feliz. Principalmente se for daquelas que sofre do síndrome da irritabilidade provocada pelo uso do trackpad do notebook.

Nestes casos, o conselho passa pela aposta segura - e económica - num mini rato óptico. Pode levá-lo para todo o lado com o computador e ser uma ajuda preciosa no que à produtividade concerne.

Os modelos são mais que muitos e, sem querer entrar em designs dominados por Hello Kitty e amigos, sugerimos por, exemplo, o 3D mini Optical Mouse da Mitsai, cujo modelo e cores nos parecem adequar-se. Tem cabo retráctil (funções zoom in e zoom out), resolução de 800dpi, Scroll e interface USB. À venda na Worten, por exemplo, por 8,99 euros.

[caption]3D mini Optical Mouse da Mitsai, disponíveis em rosa, verde e azul[/caption]

Quando computador fica em casa, os dispositivos USB para transportar os dados são indispensáveis. Embora cada vez mais pequenos e com maior capacidade de armazenamento, os modelos tendem a não variar muito no aspecto, pelos menos no que respeita à oferta nas lojas tradicionais. Para contrariar a tendência, sugerimos, por exemplo as pens USB da Emtec comercializadas pela Fnac a 13,49 euros. Suportam até 4 GB e estão disponíveis em versão pinguim, tartaruga ou boneco de neve.

[caption]Pen drive USB de 4GB Emtec[/caption]

A última sugestão vai para aquelas que procuram na tecnologia, mais do que um instrumento de trabalho ou comunicação, uma ferramenta para explorarem a sua criatividade. Uma máquina fotográfica digital pode ser uma aquisição útil… desde que caiba na mala e combine tanto com os ténis como com o vestido de noite.

[caption]Canons Ixus 130 (preto)[/caption]

Com a ressalva de que cada vez mais é fácil encontrar modelos de máquinas compactas (ultracompactas) digitais de design atraente, preços acessíveis e capazes de assegurar a captura de imagens com qualidade razoável, a nossa preferida continua a ser a IXUS 130.

O modelo "ultrafino" da Canon custa cerca de 180 euros e junta as funcionalidades "inteligentes" da marca às linhas elegantes. Disponível em prateado, preto, cor-de-laranja e cor-de-rosa, possui um corpo metálico que integra um sensor de 14,1 megapixéis, objectiva grande angular de 28mm com zoom óptico até 4x e um ecrã LCD PureColor II G de 2,7 polegadas (6,9 centímetros).

Com focagem automática, obturador, exposição e flash inteligentes, oferece facilidades como a detecção de rosto e dicas e sugestões para o utilizador, bem como modos para fotografia criativa. Os filmes são gravados em HD e entrada HDMI.

[caption]Canon Ixus 130[/caption]