O TeK já tinha antecipado algumas das especulações que se faziam à volta de um modelo mais "condensado" do Surface, um Surface mini que responderia à procura de tablets com ecrãs entre 7 e 8 polegadas, mas que não se concretizou.

Por isso a estrela da apresentação de hoje, que decorreu em Nova Iorque (e terminou já depois das 17 horas de Portugal Continental), foi o Surface Pro 3. O modelo começa a ser vendido em junho, e os pré-registos abrem hoje, mas só nos Estados Unidos e Canadá.

Portugal está na lista de 26 países que vão receber o tablet numa segunda fase, com data marcada para agosto.

Os preços começam nos 799 dólares para o modelo de 4GB de RAM e 64 GB de armazenamento, mas sem acessórios. Os valores para Portugal serão conhecidos mais próximo da data de lançamento.

"O que queremos fazer?"

Panos Panay, CVP da Microsoft, brincou com os jornalistas sobre o conflito que existe no momento de compra: um tablet ou um portátil?. "Há 3 anos atrás estávamos a escrever sobre um novo mundo tablet que viria eclipsar o mundo dos portáteis [..] Olho à volta e a maioria de vocês está a usar um portátil. E têm um iPad na mala".

A ideia da Microsoft é acabar com esse conflito e para isso apresentou o Surface Pro 3, com ecrã maior mas mais leve e fino do que os modelos anteriores, apesar do processador Core i3, i5 e i7 da Intel.

Os dados partilhados pela Microsoft indicam um ecrã de 12 polegadas ClearType oom resolução de 2160 x 1440. O peso é de de 800 gramas e a espessura de 9,1 milímetros, mantendo o suporte kickstand mas aumentando o número de posições possíveis para suportar o ecrã num maior número de ângulos, até aos 180 graus.

As capas de ligação magnética (Type e Touch) mantêm-se em funcionalidade, mas estão mais finas... E o track pad está maior e aceita maior número de gestos. Mas a maior alteração é a estabilidade para usar no colo com uma nova funcionalidade que "cola" a capa ao ecrã.

Os utilizadores que querem substituir o portátil e pretendem uma solução mais "profissional" podem contar também com uma doca de ligação, que já tinha sido apresentada na versão 2 do Surface Pro e que garante mais bateria e capacidade de ligação a um ecrã e teclado na secretária de trabalho.

Na galeria abaixo pode ver algumas imagens das primeiras gerações dos tablets que já foram testados na redação do TeK e algumas das fotos do novo Surface Pro 3.




Veja ainda o vídeo produzido pela Microsoft para detalhar as novidades do Surface Pro 3.





Apesar da aposta da Microsoft não estar a ser tão bem sucedida quanto era esperado depois do lançamento em 2012 dos primeiros modelos a empresa não mostra intenções de baixar os braços, como prova o anúncio de hoje. E a "guerra" continua a ser contra o iPad...

Nota da Redação: A notícia foi sendo actualizada no decorrer da apresentação em Nova Iorque. A apresentação terminou já depois das 17 horas. Foi ainda corrigida uma gralha por indicação dos leitores

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.