Fechamos a última semana (completa) do ano com a lista dos lançamentos eleitos pela equipa do TeK e votados pelos leitores como os mais emblemáticos de 2012 na tecnologia.

A escolha não foi fácil, mas conseguimos selecionar 10 produtos que foram lançados, ou apresentados, nos últimos 12 meses e que já marcaram, ou prometem marcar o mercado.

Ao longo da semana que passou os leitores votaram e ordenaram a lista. Mostramos o resultado e explicamos as nossas escolhas.

[caption]Windows 8[/caption]

Windows 8

Lançado a 26 de outubro, o Windows 8 marca um ponto de viragem na estratégia da Microsoft e abre portas a uma lógica de convergência entre plataformas de secretária e móveis. O sistema operativo assenta na mesma base de software que a versão para telemóvel e muda radicalmente de aspeto.


A nova interface revoluciona a forma de interagir com o sistema, traduzindo também as profundas alterações no "centro de gravidade" de um equipamento informático, que é cada vez mais ligação à Internet e aplicações.


A Microsoft rapidamente divulgou números que indicam que o Windows 8 está a ter níveis de aceitação muito positivos, como revelam os quatro milhões de atualizações vendidas pela fabricante nos cinco dias seguintes à apresentação.



Para 30% dos leitores do TeK que votaram, o lançamento do Windows 8 foi o acontecimento do ano na tecnologia, no que se refere ao lançamento de novos produtos.

iPhone 5

[caption]iPhone 5[/caption]

Para quem ainda tem dúvidas de que a Apple consegue repetir e voltar a repetir uma receita de sucesso, o lançamento do iPhone 5 veio mostrar que é melhor não ter… reconheça-se, ou não, o valor das novidades que o justificam.


O lançamento de uma nova versão do iPhone em setembro deste ano voltou a dar que falar e a empurrar a Apple para os lugares cimeiros das tabelas de vendas de smartphones com um portefólio de produtos mínimo, comparado com a oferta da concorrência. Já em dezembro a marca da maçã transformou-se na segunda maior fabricante móvel dos Estados Unidos.



Para 22% dos leitores do TeK o dispositivo foi o produto do ano e para muitos consumidores em todo o mundo parece também ter sido. Na China, onde as vendas começaram mais tarde, a Apple vendeu dois milhões de equipamentos em três dias. No primeiro leque de países onde o produto esteve à venda, nas primeiras 24 horas de reservas também foram encomendadas dois milhões de unidades, convertidas em vendas de cinco milhões no primeiro fim de semana.



A Apple anunciou o smartphone a 12 de setembro. As vendas em Portugal arrancaram a 28 de setembro, nos três operadores.

Nexus 7

Já era esperado e aconteceu mesmo: este ano a Google lançou o seu próprio tablet adicionado à linha Nexus, até agora só com smartphones. A parceira da Google nesta "aventura" é a Asus, que no final de outubro veio revelar que estava a vender cerca de um milhão de unidades do dispositivo por mês.


O Nexus 7 foi apresentado em junho e está à venda em Portugal desde novembro. Para 15% dos leitores do TeK este concorrente do iPad, que se afirmou como mais um elemento de pressão para a Apple, que acabaria por reagir com o lançamento de um iPad mais pequeno e mais barato, foi o gadget do ano.

[caption]Nexus 7[/caption]

Raspberry PI

O projeto vinha sendo trabalhado desde 2006 mas só este ano acabou por chegar ao mercado, na forma de um computador de baixo custo, que começou por ser conhecido por ter um tamanho equivalente ao de um cartão de crédito.


Os preços do equipamento, que já foi atualizado entretanto, começam nos 25 dólares. Mede 85,60mm x 53,98mm x 17mm e pesa 45 gramas de peso. Liga-se a um televisor ou monitor e assegura as funcionalidades normais de um PC.


O Raspberry Pi foi lançado em março e as primeiras unidades disponíveis esgotaram em poucas horas. Na calha já estão novos modelos e recentemente estreou uma loja de aplicações para dar suporta ao projeto, que ao nível do software corre uma distribuição Linux.

Foram 13% os leitores do TeK que consideraram o Raspberry Pi o gadget do ano. Para nós entrou na lista dos 10 mais relevantes do ano pelo conceito e porque desafia uma organização de mercado tradicional e fechada de forma credivel.

[caption]Raspberry Pi[/caption]

ProjectGlasses da Google

Os óculos de realidade aumentada da Google ainda não saíram da fase de protótipo mas nem por isso deixam de merecer um lugar no top dos lançamentos deste ano, uma seleção que também foi a de 5% dos leitores do TeK que aceitaram votar as nossas escolhas.


O facto de a Google investir na tecnologia, tornou pública a existência de vários outros projetos na mesma área e deu uma pista clara sobre um dos campos de interesse de vários departamentos de I&D de grandes multinacionais.

Os óculos da Google vão funcionar com instruções de voz. Terão aros táteis, câmara de fotos e vídeo, memória interna, ligação 3G/4G, acelerómetro e bússola digital. A aplicação da tecnologia essa ainda está em larga medida por explorar.

A Google já deu umas ideias e espera da comunidade de programadores, que já em 2013 terá hipótese de testar o conceito, junte mais algumas. Se a experiência correr bem em 2014 pode chegar uma versão mais acessível dos ProjectGlass (a edição limitada custou 1.500 dólares por unidade). Até lá, reveja o vídeo.







Wii U

Foi a primeira consola da "nova" geração a ser anunciada e trouxe consigo alguns argumentos que fazem dela a inovação do ano para o universo dos videojogos. O conceito do comando-tablet do Wii U Gamepad permite dois níveis de jogabilidade completamente diferentes, no mesmo jogo e relativos ao mesmo jogador.



A fluidez das aventuras também está agora mais realista pois com o segundo ecrã é possível fazer alterações nos jogos enquanto a ação principal continua a desenrolar-se no ecrã da TV.




A Wii U é uma consola que tem jogos tanto para jogadores ocasionais como para os mais dedicados, e as aplicações online como o Miiverse e o Youtube servem para todas as gerações e graus de interesse.




A Wii U foi a escolhida por 4% dos leitores do TeK.

[caption]Wii-U[/caption]




Asus Taichi

Apresentado na IFA, o Asus Taichi, foi escolhido pela redação do TeK para figurar nesta lista dos 10 dispositivos que marcaram o ano pelo design arrojado de ecrã duplo, que traduz a aposta crescente dos fabricantes num formato híbrido, que junta o tablet ao notebook sem perder a tónica na mobilidade.


Com dois ecrãs Full HD de 11,6 polegadas (um dos quais tátil), que podem ser usados por dois utilizadores distintos, o equipamento só chega às lojas portuguesas no próximo ano - já está em pré-venda na Fnac e na Worten por 1.749 euros - e, talvez por isso, só tenha recebido 3% dos votos dos nossos leitores.

Samsung ATIV Smart PC


O ATIV Smart PC da Samsung começou a ser vendido em Portugal no mês de outubro e é mais um símbolo da estratégia que vários fabricantes têm seguido e que passa por uma aposta cada vez mais vincada na combinação de formatos. É uma área que começou por ser trabalhada pela Asus (com a linha Transformer), mas a fabricante já não está sozinha. O ATIV é uma das novidades mais recentes no segmento.


Este híbrido, equipado com Windows 8, é um ultrabook mas pode ser também um tablet. Está disponível numa versão mais orientada para o consumidor comum, e numa versão (pro) pensada para utilizadores mais exigentes.

[caption]Samsung ATIV[/caption]

Nokia 808 Pure View:

Apresentado logo no início do ano o Nokia 808 Pure View deu nas vistas e foi uma das estrelas da edição deste ano do Mobile World Congress, em Barcelona. A Nokia apostou (quase) tudo na imagem, ao criar um equipamento cuja câmara conta com um sensor de 41 megapixeis e uma lente Carl Zeiss, batendo todos os recordes a este nível.


Equipado com o sistema operativo Symbian, o dispositivo conta com um processador de 1,3 GHz e uma memória interna de 16GB, mas é obviamente a câmara que o coloca nesta lista.


Reveja no vídeo abaixo as características do equipamento que a Nokia explicou em imagens e que 3% dos leitores do TeK escolheram como gadget do ano.



As imagens são menos polémicas que as preparadas pela Nokia para demonstrar as capacidades da versão seguinte do modelo, que a empresa acabou por admitir terem sido filmadas com câmaras profissionais e não com a câmara do telemóvel.




Sony Vaio Tap 20

A representar a gama de equipamentos all-in-one, que este ano também motivou vários lançamentos dos principais fabricantes, incluímos no nosso top de 2012 o Sony Vaio Tap 20, mais um equipamento apresentado na IFA em setembro.


Também está equipado com Windows 8 e conta com um ecrã tátil de 20 polegadas. Pode ser usado como um desktop ou como um tablet… pesado (pesa 5 quilos). Entre os leitores foi a opção menos popular com apenas 1% dos votos.




[caption][/caption]

Fechamos o top mas abrimos a caixa de comentários às opiniões dos leitores sobre o tema. Concorda com a seleção? Considera outros lançamentos mais relevantes para a tecnologia em 2012?

Entretanto já está online uma nova votação. Elegemos 10 maiores desilusões do ano. Deixe-nos a sua opinião, ajudando a ordená-las...

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.