Angry Birds: poucas vezes duas palavras associadas a jogos geraram uma febre com a dimensão que esta saga da Rovio já gerou, sobretudo por não se resumir ao segmento tradicional dos jogos, mas sim a todos os utilizadores que possuam um dispositivo portátil.
Desde 2009 a empresa já registou mais de mil milhões de downloads das várias versões do jogo - Angry Birds Seasons, Angry Birds Rio e Angry Birds Space - e mesmo o recente lançamento da primeira sequela - Bad Piggies - conseguiu ocupar o primeiro lugar do iTunes (versão dos EUA) em apenas três horas.
O próximo passo já tem data marcada - 8 de novembro - e dá pelo nome de Angry Birds Star Wars, com o qual a empresa espera rentabilizar a saga sobretudo com o merchandising.
[caption][/caption]
Mas a moda das aves que são atiradas numa fisga contra porcos e estruturas originais e caóticas, não se revela apenas nas centenas de milhões de downloads atingidos pela Rovio. Ela abriu também caminho a dezenas (centenas?) de apps que tentam copiar o jogo original ou, quanto mais não seja, o nome.
Até os cibercriminosos começaram já a aproveitar o hype gerado por Bad Piggies, criando versões falsas que podem abrir caminho para o roubo de informações do utilizador.
Angry Piggy, Angry Apes, Angry Frogs, Angry Farm e mesmo Angry Robin Wood são apenas algumas das propostas que o TeK descobriu nas App Stores da Google e da Apple, com a "clonagem" a surgir também através de jogos com nomes pouco ligados ao original, mas cujos interfaces e lógicas de jogo recuperam o conceito de Angry Birds.
Se é fã da saga ou, pelo contrário, procura uma alternativa aos títulos da Rovio, o TeK mostra uma mão-cheia de alguns dos clones de Angry Birds mais populares:
Angry Piggy
[caption][/caption]
"Lembra-se dos porcos verdes e dos estúpidos pássaros em Angry Birds? Desta vez, vai conhecer os porcos e pássaros mais inteligentes, fofinhos e cool". E convém ainda juntar ao leque uma vaca.
É desta forma que Angry Piggy é apresentado no Google Play, numa proposta que já se multiplicou em várias séries e versões - tal como o jogo em que se inspira.
Neste caso, a ideia é levar os três amigos animais a passar os vários níveis propostos e, dessa forma, devolver ao mundo as cores que um "monstro" roubou.
Sapos na quinta
[caption][/caption]
Angry Frogs É um dos "clones" de Angry Birds mais parecidos com o original, a começar no tipo de jogo, nos desafios propostos e terminando nos cenários mostrados.
A qualidade dos gráficos e a física do jogo ficam aquém do título da Rovio, substituindo as aves por sapos e os porcos por… cobras.
Gratuito, tem versões para dispositivos Android e PC.
[caption][/caption]
Outra das alternativas ao Angry Birds, igualmente semelhante na lógica e na interface de jogo, dá pelo nome de Angry Farm. Desta vez, colocam-se os animais da quinta a combater raposas famintas… usando uma catapulta em vez da tradicional fisga.
A app tem uma versão gratuita mas limitada, bem como uma versão completa, vendida por 0,73€ na Google Play Store.
Robin dos Bosques para iOS
[caption][/caption]
Para os dispositivos baseados em iOS existem também algumas versões que tentam "clonar" o Angry Birds.
É o caso de Angry Robin Wood, que leva o herói a usar o seu arco e as suas flechas para acertar em balões e, desta forma, progredir nos vários níveis.
O jogo é dirigido a crianças e comercializado por 0,99€.
A Disney na corrida
Embora não sejam propriamente cópias ou "clones" gráficos do Angry Birds, algumas apps para Android e iOS que a Disney promove seguem uma lógica semelhante de progressão pelo jogo.
[caption][/caption]
Where's my Water é disso um exemplo, ao desafiar o utilizador a ultrapassar inúmeros níveis e labirintos para obter até três estrelas, mas agora com crocodilos e patinhos.
Aqui, a ideia é abrir canais na terra para deixar passar a água e, dessa forma, fazê-la chegar ao chuveiro, sempre com necessidade de molhar os patos que estão pelo caminho.
Está disponível para dispositivos Android, iOS e também para PC, através de versões gratuitas e pagas, consoante as plataformas.
[caption][/caption]
Outro título com uma lógica semelhante é Where's my Perry, que usa o mesmo motor da App Where's my Water e o mesmo objetivo, mas agora para dar um duche ao agente secreto Perry, da série de animação Phineas e Ferb.
O jogo está disponível para Android e iOS, em versões grátis, limitadas, ou em edições pagas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários