Na (relativamente) curta história da Internet cabem o trabalho e ideias de milhares de investigadores, inovadores e técnicos que ajudaram a transformar o conceito inicial numa rede que une milhares de milhões de pessoas e que já se assumiu como uma das principais fonte de informação e comunicação no mundo.

Os contributos para escrever a história da Internet têm também sido muitos, online e offline, e o TeK já revisitou por várias vezes os nomes e "estórias" dos fundadores e pioneiros. Mas agora voltamos ao tema, até porque a Internet Society, uma organização sem fins lucrativos, decidiu lançar por ocasião do seu vigésimo aniversário uma "Hall of Fame", onde distingue 33 notáveis, que ajudaram a dar vida à Internet

Dentro desta lista cabem representantes de 9 países, e vários galardões acumulados, entre os quais um prémio Nobel, e um vencedor de um Óscar da Academia.

Os nomes foram anunciados durante uma conferência em Genebra, na Suíça, e não há grandes novidades a assinalar para quem já conhece relativamente bem a história da Internet, embora alguns nomes sejam menos conhecidos.

Os contributos estão "arrumados" em três grandes categorias: os Pioneiros, Conectores Globais e Inovadores, que convidamos os leitores a conhecer.

Pioneiros
Esta é a maior das listas de nomes distinguidos, indicando personalidades como Vint Cerf mas também Robert Kahn, o co-inventor do protocolo TCP/IP e Paul Baran, o polaco que inventou a transmissão de pacotes de dados, originalmente designado por "pacotes de mensagens". E Jon Postel, que criou a Internet Assigned Numbers Authority (IANA), ajudando a "organizar" uma Internet em crescimento acelerado, está também representado.

Muitas vezes apontado como "pai da Internet", Vint Cerf tem um destaque especial neste site e na história contada pela Internet Society, que também passa pelos documentos escritos por J.C.R. Licklider do MIT em Agosto de 1962 que já discutiam a possibilidade de uma "Rede Galática" e pela evolução técnica e os primeiros passos da ARPANET.

[caption]Nome imagem[/caption]

Conectores Globais
O papel desempenhado no crescimento global da Internet e da sua utilização no mundo ditou a escolha dos "conectores" globais, onde se distinguem nomes como o do ex-vice-presidente norte-americano, Al Gore, que gerou alguma polémica pela nomeação, sobretudo para quem recorda uma citação - que pode não ter sido atribuída no contexto mais correto - em que o político afirmava "tomei a iniciativa de criar a Internet".

Entre outros nomes incluídos está Toru Takahashi, que foi "instrumental" para levar a Internet para o Japão e divulgar a sua utilização na Ásia, enquanto Nancy Hafkin é distinguida por um trabalho semelhante em África.

[caption]Nome imagem[/caption]

Inovadores

Tim Berners-Lee, Mitchell Baker e Linus Torvalds estão na lista dos Inovadores, distinguidos pelo seu trabalho de desenvolvimento tecnológico, comercial ou de "formatação" das políticas que ajudaram a alargar o impacto da Internet.

Ao inventor da World Wide Web, à fundadora da Mozilla e da Open Source Internet e ao criador do Linux juntam-se nomes como o de Raymond Tomlinson, "inventor do email e do símbolo @, Craig Newmark, da Craiglist, e Philip Zimmermann, criador do PGP, numa lista de notáveis cujo currículo vale a pena conhecer.

[caption]Nome imagem[/caption]

Reserve algum tempo para passar pelo site e clicar nos nomes de cada um dos distinguidos nesta lista, conhecendo melhor o seu contributo. Alguns têm mesmo testemunhos em vídeo.

No site encontra também uma história da Internet, desde a sua origem até à "história do futuro" e à forma como a grande rede continua a evoluir. Está também a ser construída uma timeline que deverá contextualizar toda esta informação.

A Internet Society afirma que são publicadas ainda uma série de entrevistas a estes pioneiros, a primeira das quais já está online e tem como protagonista Vint Cerf.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico