A Toshiba apresentou em Zurique os novos portáteis para as gamas Tecra e Portégé: R600, A600 e M750 e Tecra R10. Quatro modelos perfazem a oferta da marca para o segmento empresarial, onde a durabilidade, segurança e conectividade são as palavras de ordem.

Tal como já acontecia antes nos equipamentos empresariais da marca vendidos em Portugal, os modelos apresentados incluem conectividade HSDPA, Wi-Fi e 3G, esta ultima com capacidades melhoradas graças às duas antenas de recepção embutidas.

A possibilidade de os portáteis da marca virem a suportar Wimax não está nos planos da Toshiba para a Europa. A fabricante alega que esta opção só faz sentido ser apoiada nos EUA, onde existe forte suporte à tecnologia.

Pegando na apresentação de Thomas Teckentrup - director-geral de marketing e business development da Toshiba Europa, o TeK traz agora até si as imagens e as características das novas coqueluches para o segmento empresarial da Toshiba.

Portégé R600

Considerado o sucessor do R500, este equipamento é facilmente reconhecido pelo seu design simples e atractivo. Com um chassis à base de magnésio, o R600 garante maior durabilidade e resistência ao choque, algo garantido também internamente graças aos revestimentos de borracha que a Toshiba utiliza para isolar os componentes das máquinas.

Outras características a destacar no equipamento passam pelo seu ecrã LED transreflexivo de 12,1 polegadas, resolução de 1280x800 pixels, processador Intel Core 2 Duo a 1,2GHz, 2GB de RAM e disco rígido SATA de 160GB. O R600 inclui ainda gravador de DVD.

Quanto à conectividade, o R600 destingue-se pelo suporte 3G, com velocidade de transferência de dados até 7.2 Mbps, wi-fi 802.11a/b/g/Draft-N e Bluetooth 2.1+ EDR.

No que se refere à segurança, o equipamento é suportado pelas já conhecidas tecnologias EasyGuard, entre as quais o sistema de protecção contra o derrame de líquidos, a tecnologia de protecção anti-choque, o leitor de impressões digital e ainda o sistema de wireless log-on via Bluetooth.

Por fim, o Portégé R600 integra uma drive óptica DVD Super Multi de 7mm, com capacidade para ler e gravar DVDs. Resta apenas acrescentar que este modelo estará disponível a partir de Novembro por 2.490 euros.

Portégé A600

Este modelo é a versão mais pesada e acessível do equipamento anterior. Com 1,46kg, o A600 inclui igualmente um ecrã de 12,1 polegadas e integra processador Intel Centrino 2, memória até 5 GB, drive óptica DVD Super Multi de 9.5 mm e bateria com autonomia até 8 horas.

Pensado para os verdadeiros homens de negócio, o A600 não descura as capacidades referentes à segurança e resistência. Neste sentido, o equipamento junta um sistema de protecção de disco rígido activado por sensores de aceleração 3D, que responde em situações de choque, enquanto as tecnologias EasyGuard se responsabilizam pela segurança dos dispositivos - protecção com password multi-nível e o logon por reconhecimento de impressão digital.

Tal como o R600, o A600 também é compatível com 3G, Wi-Fi e Bluetooth 2.1+EDR e inclui funcionalidades adicionais como uma porta USB 2.0 como modo Sleep-and-Charge, leitor Express Card, slot para cartão SD e Slim Port Replicator III.

A sua disponibilidade está agendada para o próximo mês e o preço de venda ao público do equipamento fixar-se-á nos 1.490 euros.

Portégé M750

Este é o modelo que responde ao conceito de Tablet PC. Na sua apresentação consideraram-no indicado para distintos segmentos de mercado, entre os quais os dedicados à educação, design, arquitectura ou outros que privilegiem um ecrã com capacidades especiais. Isto porque o M750 inclui um ecrã convertível e táctil de 12,1 polegadas.

Neste contexto, o Tablet PC integra a função "digitizer", que permite o acesso e simplificado aos dados, seja através da caneta incorporada ou pela utilização directa do dedo no touch screen.

Numa perspectiva mais técnica, o M750 inclui tecnologia de processamento Intel Centrino 2, 2GB de RAM DDR2 a 800 MHz, webcam integrada, disco de 160GB a 5400RPM, leitor e gravador de DVD e conectividade Wi-Fi 802.11 a/g/n e
Bluetooth 2.1 + EDR.

O Portégé M750 também estará disponível em Novembro por 1.590 euros.

Tecra R10

O último modelo apresentado pela Toshiba destina-se a um mercado que gosta de conciliar o design à robustez. O R10 tem um ecrã de 14,1 polegadas, com iluminação LED e disco rígido SATA de 320GB.

Este modelo integra a tecnologia Intel Centrino 2 com tecnologia VPro e suporta até 8 GB de memória RAM.

No que se relaciona com os sistemas de comunicação, o Tecra R10 integra uma placa de banda larga móvel 3G, com velocidade de transferência de dados até 7.2 Mbps, WiFi 802.11a/b/g/Draft-N e Bluetooth 2.1+EDR, cinco portas USB e uma porta combo USB e-SATA.

Com 1,97kg, o computador mostra ainda que consegue competir com os modelos mais leves no que se refere à elegância. O R10 é envolvido por um chassis de magnésio prateado com apenas 28,7mm de espessura, o teclado tem protecção anti-derrame de líquidos e sistema de protecção anti-choque.

As tecnologias EasyGuard também fazem parte do R10, entre as quais o já mencionado sistema de leitura de impressão digital e a tecnologia Advanced Management da Intel, para uma gestão remota fácil.

Também o Tecra R10 estará disponível em Portugal em Novembro. O preço de venda ao público será de 1.490 euros.

Impossível foi estar em Zurique diante do netbook da Toshiba, o Satellite NB100, e não lhe tocar. É difícil descrever um computador cujas teclas conseguem ser mais pequenas do que as do Eee PC. Mesmo assim, depois de escrever os três primeiros parágrafos deste artigo, já era possível avançar a um ritmo realmente produtivo.

Os modelos disponíveis na sala de conferências em Zurique, um equipado com Linux na distribuição Ubuntu - que não virá para Portugal - e outro com Windows XP, incluíam três portas USB e processador Intel Atom 1.6GHz suportado por 1GB de RAM. Os NB100 ali disponibilizados para testes incluíam memória 800MHz DDR2 e conectividade 802.11b/g Wi-Fi e Bluetooth.

O modelo será disponibilizado em Portugal no próximo mês por 399 euros.

Patrícia Barreiros