A Portugal Telecom encerra hoje dois dias de conferência, num evento que trouxe ao Pavilhão Atlântico em Lisboa investidores e analistas que representam carteiras de investimento de um bilião de dólares. O evento serve para dar a conhecer a tecnologia da operadora portuguesa, mas também para mostrar tecnologia nacional de 15 empresas convidadas a participar e a apresentar o seu perfil e soluções a uma plateia internacional.



Ontem a PT aproveitou a Technology & Innovation Conference para anunciar que a partir de 10 de dezembro disponibiliza uma nova oferta de armazenamento na nuvem para utilizadores domésticos. Um serviço que estará disponível para clientes e não clientes da empresa e que integra 16 Gb de espaço gratuito.



A oferta traduz a aposta da operadora nos serviços cloud, que começou pela disponibilização de soluções a empresas e chega agora a novos segmentos, já antecipando um aumento significativo de capacidade que irá concretizar-se com a inauguração de um novo centro de dados na Covilhã.
Com inauguração prevista para o próximo ano, o centro de dados da PT - com um investimento previsto de 90 milhões de euros - é aliás um dos projetos com área própria de exposição no Pavilhão Atlântico.

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No mesmo espaço de exposição a empresa mostra o Mobile Parking, uma solução móvel para pagar estacionamento, que pretende assumir-se como alternativa ao parquímetro, tirando partido da elevada penetração móvel no mercado português e da banalização dos smartphones.



A solução tem versões para Android e iOS e permite pagar o estacionamento definindo uma quantia ou um período de tempo. O comprovativo de pagamento é virtual e está acessível, para quem fiscaliza, através do equipamento móvel introduzindo apenas a matrícula do automóvel. Em testes com algumas autarquias a solução deverá ser lançada comercialmente em semanas, adiantou a PT.



Na mesma área de exposição a PT demostrou outras soluções como o TMN Wallet, um serviço que permite fazer pagamentos através do telemóvel. Tira partido de um sistema pré-pago, independente do saldo do cartão a que está associado, que pode ser carregado via multibanco, MB Phone, PayPal ou cartão de crédito.

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A solução combina tecnologias como o NFC, QR Codes, SMS e USSD. Foi desenvolvida pelo SAPO e pela PT Inovação e ainda não tem data para chegar ao mercado, embora já seja usada internamente por colaboradores da empresa, no âmbito de um piloto que também estendeu a possibilidade a alguns serviços de restauração no centro comercial Saldanha Residence, em Lisboa.



Na área de exposição, onde a ideia passa por mostrar valências numa cidade inteligente, a PT mostrou ainda outras soluções já disponíveis, como o Meo Go, o Music Box, soluções na área da saúde, da educação ou da georreferenciação. Aqui assume destaque o TMN Drive, que resulta de uma parceria com a Ndrive, empresa portuguesa de sistemas de navegação.

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A NDrive está aliás na lista de 15 empresas que durante a tarde tiveram oportunidade de se mostrar a uma plateia de potenciais investidores. João Neto referiu aí que a aplicação de navegação disponível para todos os clientes TMN - mas também acessível gratuitamente através das lojas de aplicações dos principais sistemas operativos móveis - foi descarregada 300 mil vezes.



Além da Ndrive, integram o leque de empresas com 10 minutos para mostrar a sua tecnologia à plateia do evento Impresa, IBT, Mobbit Systems, WeDo Technologies, Outsystems, Biodroid, Nmusic, Ndrive, Nelo, GuestCentric, WBS, Vision-box, Smartmove, Biodevices, HFA, Petratex, QuiiQ e Waydip.



Só para detalhar alguns exemplos, a Biodroid é a empresa responsável por jogos com Cristiano Ronaldo ou José Mourinho, que já este ano atualizou o portefólio de com o RuralValue.



A WeDo, que lidera o mercado mundial de soluções de revenue e business assurance, ou a Vision Box, especialista em sistemas de automação de controlo de fronteiras e soluções de identificação eletrónica (cuja tecnologia está no Cartão de Cidadão ou Passaporte Eletrónico), ou a Outsystems, especialista em metodologias ágeis para desenvolvimento de software.



Entre os nomes menos ligados ao IT passaram pelo Pavilhão Atlântico nomes como a Nelo, líder mundial no fabrico de canoas, ou a Petratex, empresa de confeções que tem apostado na tecnologia e na inovação para se diferenciar no seu mercado. um dos resultados desta inovação é o Vital Jacket, tecnologia desenvolvida pela BioDevices, também no evento e transformada em produto com a colaboração da empresa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico