![Montra TeK: Quanto custa ter fibra?](/assets/img/blank.png)
Nas últimas semanas os débitos máximos das ofertas de acesso à Internet via rede fixa aumentaram. 400 Mbps passou a ser a velocidade máxima à disposição dos utilizadores particulares que contratam uma das três ofertas disponíveis no mercado, assentes em infraestruturas de fibra óptica.
Aproveitando a atualização voltamos ao tema e olhamos hoje para as possibilidades à disposição de quem quer mudar para uma ligação à Internet de próxima geração, total ou parcialmente suportada em fibra óptica. Na corrida pelas centenas de megas estão quatro operadores: Portugal Telecom, com o Meo, Vodafone, Optimus e Zon, todas com propostas acima dos 300 megas.
Começamos pela Portugal Telecom, que garante ter condições para oferecer serviços de fibra em 1,6 milhões de lares portugueses. A empresa tem investido em força na tecnologia e na disponibilização de novos serviços para enriquecer a proposta base. Neste momento a fibra do Meo, combinada em pacote com serviços de televisão e voz, está disponível em sete propostas distintas, que vão dos 6 aos 400 Mbps, na componente de Internet. Juntam-se canais de TV, entre 15 a 130, consoante a opção, e chamadas ilimitadas, opção disponível em todos os pacotes, com exceção da oferta de entrada (Internet a 6 Mbps e 15 canais de TV), onde chamadas só são gratuitas à noite e ao fim de semana. Os preços, esses variam entre os 32,49 e os 179,99 euros, tendo em conta apenas os valores sem promoções.
A operadora oferece ainda aos clientes que subscreverem qualquer um dos pacotes disponíveis 100 MB de tráfego Internet móvel gratuitos e acesso aos serviços de jogos e de música Meo Jogos e Music Box, ofertas que nos pacotes de entrada estão disponíveis apenas por três meses. A partir daí, para usufruir é necessário pagar a mensalidade correspondente. Só nos quatro pacotes com maior largura de banda e mais canais de TV disponíveis o acesso a ambos os serviços se mantém gratuito, sem custos de subscrição.
Outro aliciante Meo é o acesso ao Meo Go, uma oferta que estende a outros ecrãs as propostas do serviço de televisão. Contudo, o Meo Go só não tem outros custos associados para quem se fica pela utilização caseira do serviço, associada à ligação Internet que tem disponível na residência.
Aí pode aceder a 62 canais Meo, através do PC, ou 42 através do tablet, sem mais custos. Levar o Meo para a rua, para aceder através do tablet ou do smartphone, por exemplo, já tem outras regras, que pode consultar aqui.
[caption][/caption]
Para quem dispensa telefone fixo, o Meo Fibra tem ainda mais duas opções: o Surf 100 e o Surf 30. O primeiro junta 130 canais de televisão e Internet a 100 Mbps, com uma mensalidade de 57,99 euros, que desce para 24,99 euros nos primeiros seis meses de subscrição. A segunda opção combina 80 canais de televisão e Internet a 30 Mbps. A mensalidade é de 43,99 euros.
[caption][/caption]
Neste leque de propostas as novidades mais recentes foram a introdução de uma nova categoria de débito, com Internet a 400 Mbps, duplicando o débito máximo disponível até então, uma proposta que custa 179,99 euros por mês em triple play, com oferta da primeira mensalidade. Na mesma altura a empresa alterou outro pacote, dobrando a velocidade da oferta com Internet de 50 Mbps para os 100 Mbps e mantendo o preço de 59,99 euros.
Passamos à Optimus que acaba de acelerar também ate aos 400 Mbps, uma oferta que foi ontem comunicado à imprensa, como o TeK noticiou.
O débito máximo que a operadora disponibilizava na fibra até à semana passada ficava-se pelos 100 Mbps. Com o upgrade quadruplica para 400 Mbps no download e 40 Mbps no upload. O preço da nova oferta é de 99,99 euros. A proposta junta-se a outras quatro combinações triple play e a mais três que reúnem apenas Internet e telefone, sem TV associada.
Nas quatro opções em triple play os preços praticados pela Optimus vão dos 30,99 aos 59,99 euros, com 15 a 120 canais de TV combinados, mais Internet de 6 a 100 Mbps. Tal como tínhamos feito para o Meo, os valores referidos não incluem os descontos que as empresas estão a praticar, que em ambos os casos se aplicam às mensalidades associadas aos primeiros seis meses e se aplicam a vários pacotes. Por exemplo: o pacote que na Optimus combina Internet a 100 Mbps, com 120 canais de TV e chamadas ilimitadas na rede fixa tem um preço de 59,99 euros, mas nos primeiros seis meses o cliente paga apenas 22,50 euros. No Meo a oferta de Internet a 100 Mbps está associada a 130 canais de TV e voz ilimitada na rede fixa, com um preço tabela de 59,99 euros, que para adesões até final de abril descem aos 32,49 euros nos primeiros seis meses.
Voltando à oferta da Optimus, refira-se que nos "extras" alinhados em torno da oferta base, quem aderir aos pacotes triple play fibra da operadora tem direito a chamadas ilimitadas na rede fixa (em alguns dos packs, não em todos), 100 MB de tráfego mensal para Internet móvel e oferta de filmes gratuitos (2) no videoclube, uma oferta que pode estender-se por 4 ou 12 meses, consoante os pacotes, e que só não está disponível no pack de entrada (Internet a 6 Mbps), onde também não há direito a chamadas ilimitadas na rede fixa.
[caption][/caption]
Nas propostas que combinam apenas Internet e telefone a Optimus oferece uma opção com 30 Mbps de Internet e chamadas ilimitadas para números nacionais, com uma mensalidade de 31,99 euros. Oferece também duas opções com Internet a 100 Mbps onde o que muda são os serviços de telefonia fixo incluídos: numa das configurações as chamadas gratuitas para a rede fixa restringem-se ao território nacional, noutra abrangem outros 16 países. Estas duas opções com Internet a 100 Mbps podem ser aceleradas até aos 400 Mbps, juntando 40 euros às mensalidades de 41,99 e 51,99 euros relativas a cada uma daquelas propostas.
[caption][/caption]
A Vodafone, que partilha o investimento na infraestrutura de fibra óptica com a Optimus, por seu lado, disponibiliza seis ofertas de fibra: quatro em triple play e duas combinando apenas Internet e telefone.
Sem grandes surpresas, os preços variam entre os 30,99 euros e os 59,99 euros, semelhantes aos praticados pela concorrência mas com algumas diferenças, por exemplo, na oferta de entrada, que na Optimus e no Meo é de 6 Mbps no download e 1 Mbps no upload e aqui é de 12 Mbps no download.
Tal como as concorrentes, a Vodafone leva os débitos da sua oferta até aos 400 Mbps, mas a arrumação de propostas é diferente. A empresa estrutura pacotes com Internet entre 12 e 50 Mbps, para 15 a 100 canais de TV, e arruma as velocidades superiores como extras. Neste caso Aditivos, um conceito que a operadora aplica desde que lançou a oferta.
Assim, o utilizador pode melhorar a oferta que combina Internet a 50 Mbps, chamadas ilimitadas para a rede fixa e 100 canais de TV, disponível por 55,99 euros, aumentando a velocidade da ligação à Internet para 100, 200 ou 400 Mbps. A mensalidade é que também aumenta, 10, 25 ou 40 euros, respetivamente. Os Aditivos pressupõem um período mínimo de adesão de 12 meses e para permitirem chegar aos 400 Mpbs a conta a fazer é esta: 55,99 euros do pacote mais 40 euros do Aditivo, total 99,50 euros.
Nas opções de Internet e voz a Vodafone oferece 30 ou 50 Mbps, com ou sem chamadas ilimitadas por 24,99 ou 30,99 euros.
[caption][/caption]
Para convencer os clientes a subscrever os seus serviços a Vodafone também reúne argumentos. Além de manter descontos (de 5 euros) no preço das mensalidades de todos os pacotes durante os primeiros 12 meses e de disponibilizar também 100 MB de tráfego mensal para acesso à Internet móvel, oferece ainda a primeira mensalidade do serviço e 35 euros para gastar no videoclube (uma campanha que o Meo também mantém). Tudo para compras até 30 de abril.
Com uma oferta tecnológica distinta da concorrência, baseada na norma EuroDOCSIS 3.0, vale a ainda a pena falar na Zon, também com opções interessantes para quem dá especial importância à quantidade de megas disponíveis.
A empresa foi aliás a primeira a esticar os limites das redes de nova geração quando em 2010 lançou uma oferta com um débito de 360 Mbps. Hoje esta proposta mantém-se a mais arrojada do portefólio e custa 139,99 euros em pacote, com 111 canais no serviços de TV, chamadas ilimitadas para a rede fixa e 30 euros de serviços incluídos.
No triple play a Zon disponibiliza mais quatro oferta Iris By Zon Fibra todas com 110 canais de TV e um débito de 100 Mbps na ligação de Internet. A distinção entre pacotes faz-se essencialmente pelas ofertas associadas. A operadora também disponibiliza serviços só de Internet e telefone.
[caption][/caption]
Vale a pena sublinhar que as condições dos vários pacotes comercializados pelos operadores implicam, em regras, contratos de permanência de 24 meses, dois anos. Implicam ainda custos associados a hardware, relativos às boxes que fornecem os serviços, e custos de ativação ou instalação, embora estes sejam muitas vezes oferecidos. Terá de ver as campanhas em vigor a cada momento.
No que se refere aos custos com as boxes ficam algumas referências. No Meo custam 5 euros ou 5,50 euros mensais consoante permitam, ou não, gravar programas. O router sem fios para ligar a Internet e aceder em toda a casa, por seu lado, é gratuito.
Na Optimus uma campanha que decorre até 22 de abril oferece o primeiro ano de mensalidade da caixa descodificadora que assegura a receção de serviços, disponível para as boxes HD e HD DVR.
Na Vodafone o aluguer da box HD DVR representa um encargo adicional na mensalidade de 5,13 euros, de acordo com a informação disponibilizada no site da operadora, já na Zon o valor do aluguer está incluído no preço de mensalidade apresentado.
Outra nota importante quando compara ofertas e preços é ter em atenção que a generalidade dos valores apresentados com maior destaque nas tabelas de preços e nas campanhas de publicidade são temporários, o que significa que após o período promocional o valor da mensalidade aumenta.
Compare preços e serviços associados para escolher a melhor opção e antes de tomar uma decisão final volte ao site do operador para o qual pende o seu interesse e veja se o serviço está disponível na zona de cobertura, introduzindo o código postal.
Esta é mesmo a melhor forma de saber detalhes sobre a cobertura de cada uma das ofertas, já que nenhum dos operadores disponibiliza dados precisos relativamente à cobertura. A PT garante que tem cobertas 1,6 milhões de casas.
A Vodafone disse ao TeK que o seu serviço TV Net Voz cobre hoje (casas passadas) 500 mil lares em Lisboa e Porto, um número que não será diferente na Optimus, que partilha a infraestrutura com a operadora britânica mas que não respondeu a tempo à questão. A Zon, por seu lado, explica que não dá detalhes relativamente à cobertura dos seus serviços.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários