Os smartphones, ou telemóveis inteligentes, têm animado o mercado móvel e incentivado os utilizadores a renovar dispositivos mais rapidamente. A possibilidade de aceder de forma fácil a um conjunto adicional de serviços – para além das tradicionais chamadas e mensagens – seduzem quem compra.



A enorme oferta de conteúdos, que as lojas de aplicações garantem a cada uma das plataformas disponíveis, e os próprios serviços online com acesso facilitado, como o correio eletrónico ou as redes sociais, também contribuem para o sucesso dos smartphones e ajudam a fazer deste tipo de produtos o principal factor de crescimento do mercado dos telemóveis nos últimos tempos.



E como é habitual, com a procura a aumentar a oferta também cresce. Acontece o mesmo à concorrência e ao empenho dos fabricantes para colocarem no mercado os produtos mais atrativos em termos de funcionalidades e preços. No meio do ritmo acelerado de surgimento de novos produtos os que ficam para trás continuam a precisar de ser vendidos e limpos dos stocks dos operadores. Os preços descem!




Hoje fizemos uma ronda pelas lojas online dos operadores para descobrir as maiores pechinchas do segmento. É certo que 100 euros já não é propriamente um investimento irrelevante para um telemóvel mas para um smartphone é, se tiver em conta que quando estes equipamentos surgiram no mercado custavam, em média, cinco vezes mais. Já havia exceções, mas eram poucas.



Aviso à navegação: para que alguma destas propostas lhe sirva é preciso que consiga distanciar-se das últimas tendências e viver bem sem a última versão do sistema operativo móvel da sua preferência.

Se esse factor não for assim tão relevante e o que procura é uma oportunidade para entrar na era dos smartphones, poder experimentar as lojas de aplicações e estar a par das ultimas atualizações dos seus serviços online favoritos, a custos (de hardware) controlados, então este artigo pode interessar-lhe.



Android multimarca

Começamos pelo Android. O sistema operativo desenvolvido pela Google tem vindo a crescer a uma velocidade de fazer inveja à concorrência. O factor preço tem sido determinante nesse percurso. A estratégia de fazer o produto chegar ao maior número possível de equipamentos – de várias marcas – também. Não é por isso de estranhar que sejam Android a maior parte das propostas que podem encontrar-se no mercado a menos de 100 euros. Se ao preço se juntar o factor atualidade da proposta (há quanto tempo foi lançado o produto) então a plataforma bate a concorrência aos pontos.

[caption]LG maximo[/caption]

A versão mais recente do sistema operativo que vai encontrar nas propostas abaixo dos 100 euros é a 2.2 (a mais recente é a 4.0) e está em vários equipamentos, de diferentes marcas. Uma das propostas interessantes que encontrámos foi o LG Maximo Me P350, à venda na secção outlet do site da Vodafone, por 84,89 euros. Com ecrã de toque de 2,8 polegadas e câmara de 3 megapíxeis, o dispositivo garante suporte para GPS, Wi-Fi e Bluetooth. É vendido com um cartão de memória de 2 GB.

[caption]Galaxy Mini[/caption]

Estão igualmente disponíveis algumas opções Samsung. Uma das mais interessantes será o Galaxay Mini que está à venda nas ofertas da TMN e da Optimus. Em ambas as operadoras o preço de comercialização do equipamento está abaixo dos 100 euros. A proposta mais barata é da TMN que vende o modelo por 89,90 euros, 10 euros a mais que a concorrente.



O Galaxy Mini é também uma proposta com a versão 2.2 do sistema operativo Android. Integra um ecrã de 3,1 polegadas e uma câmara fotográfica de 3 megapíxeis. Wi-Fi, Bluetooth, bússola digital e acelerómetro são características do produto, vendido com cartão de memória de 2 GB, tal como o modelo da LG referido acima.




[caption]HTC[/caption]

No universo Android e no que se refere às marcas dos principais fabricantes há ainda mais uma proposta que vale a pena referir, o HTC Tatoo, disponível na Optimus por 79,90 euros.



Com câmara de 3,2 megapixeis e gravador de vídeo, o Tatoo é também vendido com um cartão de memória e integra igualmente as tecnologias Wi-Fi e Bluetooth, que multiplicam as opções de conectividade disponíveis.



Android nas marcas dos operadores

Nos equipamentos de marca própria, os operadores também privilegiam a plataforma Android. A maioria dos modelos em comercialização optam pela alternativa da Google, com algumas exceções (poucas) para versões antigas do Windows Mobile.





[caption]TMN A7[/caption]

A proposta mais interessante que encontrámos neste universo, mantendo o critério do 100 euros, está na TMN. Que consegue oferece um equipamento Android 2.3 por 89,90 euros.


O TMN Smart A7 aposta num teclado Qwerty e num ecrã de 3,2 polegadas. Integra Wi-Fi, Bluetooth, GPS e MP3, para além de ser vendido com um cartão de memória de 8 GB.


A operadora tem proposta Android abaixo dos 100 euros, para quem está disposto a contentar-se com a versão 2.2 do Android, como o SAPO A5, que custa 89,90 euros.



Na Optimus a oferta Android em nome próprio mais relevante pela combinação preço/atualidade tecnológica é o Optimus Stockholm. Leitor MP3, bússola digital, GPS e acelerómetro são características do equipamento, que também suporta Wi-Fi e Bluetooth. O ecrã tátil capacitivo é de 2,8 polegadas. A operadora comercializa este modelo por 79,90 euros na loja online e oferece quatro semanas de acesso à Internet a quem o comprar.



Os clientes da Vodafone interessados em características idênticas devem espreitar o Vodafone 858. Tal como o Optimus Stockholm abraça a geração 2.2 do Android. O ecrã também é igual, 2,8 polegadas e a câmara de fotografar é de 2 megapixeis.




Quem comprar o equipamento tem acesso a uma promoção, que lhe permitirá ter acesso a 10 músicas, detalha a operadora junto às características do modelo, que também oferece GPS, Bluetooth e Wi-Fi.




[caption]Optimus[/caption]


[caption]Vodafone[/caption]






















Propostas Symbian

já não é a aposta da Nokia para os smartphones e há muito que também deixou de ter a preferência de outros operadores. O Symbian já não é o sistema operativo mais usado em todo o mundo e também já não é fácil perceber se num futuro a médio prazo continuará, pelo menos, a garantir presença no mercado e atualizações regulares. Mesmo assim, a plataforma ainda está presente em algumas ofertas comercializadas pelos fabricantes. É certo que ninguém faz muito alarido disso e em alguns casos nem encontrará esse pequeno detalhe nas características do modelo, mas a opção existe.



Na oferta da Vodafone, por exemplo, está ainda disponível o Nokia C5. Sujeito à mesma campanha que oferece 10 músicas a quem o comprar, o modelo oferece GPS, Wi-Fi Bluetooth. Cartão de memória de 2 GB e câmara de 5 megapixeis. O ecrã é de toque e mede 3,2 polegadas.



O Nokia 5230, edição de navegação, é outra proposta que ainda vai a tempo de comprar. Com uma slot para cartões até 16GB, o modelo tem uma câmara de 2 megapixeis e ecrã de 3,2 polegadas. Tem Bluetooth e acesso a mapas de navegação gratuitos. Custa 69,90 euros e pode ser comprado na loja online da TMN.



Na Optimus o destaque vai para o Nokia 5250, vendido por 69,90 euros. O modelo aposta na ligação facilitada ao Facebook e YouTube – ente outros serviços online, e num ecrã de 2,8 polegadas. Conta ainda com leitor MP3, acelerómetro e sensor de proximidade.


[caption]Modelos Symbian[/caption]



Quem comprar, goza da promoção realizada pela operadora, que oferece quatro semanas de acesso gratuito à Internet. Vale a pena referir que na sua oferta a Optimus também ainda mantém o E63, um modelo apresentado em 2008 e que angariou algum sucesso no mercado. Já em fim de vida custa 99,89 euros.
Windows & Bada

A combinação é improvável e aqui também só acontece porque identificamos apenas duas opções que vale a pena referir, num e noutro sistema operativo: da Microsoft e da Samsung.




Ainda a recordar os tempos em que o Windows Phone era conhecido por outros nomes, a TMN mantém na oferta o Samsung Omnia Lite, com Windows Mobile 6.5. com um processador de 800 Mhz, o modelo oferece a habitual conectividade Wi-Fi e Buetooth, para além de GPS e acelerómetro. O ecrã é de 3 polegadas e câmara fotográfica de 3 megapixeis. Inclui um cartão de memória de 4 GB. Custa 89,90 euros na TMN.




Já quem pretende experimentar o Bada, o sistema operativo móvel da Samsung, a custos controlados, pode optar pelo Wave 525. O modelo está também à venda na loja online da TMN, por 79,90 euros. Tem slot para cartões de memória de 16 GB, MP3, ecrã de 3,2 polegadas e câmara de 3,2 megapixeis.



[caption]Modelos Symbian[/caption]
Windows à esquerda, Bada à direita.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.