As novidades apresentadas na CES , em Las Vegas, têm dominado a atualidade noticiosa dos últimos dias, com as propostas mais inovadoras de smartphones, computadores, tablets e outros gadgets a merecerem espaço alargado no TeK.

Mas para além dos equipamentos mais tradicionais da informática e das telecomunicações, um dos destaques da mostra de eletrónica de consumo vai para os televisores, com a tecnologia 4K a dominar atenções e com as fabricantes a esgrimirem argumentos para mostrar as melhores inovações em ecrãs mais finos, curvos e com tecnologia OLED. O grande “rei” de outros anos, o 3D, parece ter sido eclipsado, ou pelo menos relegado para a categoria de funcionalidade a incluir, ou não, nos novos modelos.

As duas rivais de origem coreana, Samsung e LG, estão entre as combatentes mais ativas nestas arenas, mas não faltam também contributos da Sony, Panasonic e Toshiba, que disputam a primazia na inovação, e espaço num mercado cada vez mais concorrencial mas onde o apetite pela compra continua elevado, apesar da conjuntura económica.

As Smart TV, ou “televisões inteligentes” voltaram também a ser um dos focos de atenção, com desenvolvimentos na aliança liderada pela LG e pela Toshiba para tentar uniformizar os padrões de desenvolvimento nas TVs.

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Mas a Samsung também deu cartas, mostrando que não se esquece dos clientes que já compraram recentemente um televisor Smart TV e lançando um Evolution Kit. Este permite fazer o upgrade da tecnologia, que até agora estava limitado, o que causava desagrado a quem tinha comprado um novo equipamento e se via impedido de aceder aos novos desenvolvimentos de software e aplicações.

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Os ecrãs curvos de pequena dimensão, e ePaper que podem ser dobrados estão também entre as novidades da CES, mas a Samsung conseguiu apresentar um modelo OLED curvo, que garante maior ângulo de visão e a excelência de qualidade de imagem a que esta tecnologia já habituou os utilizadores. Mesmo que os preços sejam ainda tão altos que só é possível admirar as imagens nas feiras de tecnologia ou em algumas lojas…

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No campo dos televisores OLED a LG anunciou que já começou a aceitar as primeiras pré-encomendas do modelo WRGB OLED de 55 polegadas (LG 55EM9700), mas por enquanto só na Coreia do Sul, no início deste mês. Os televisores devem chegar às mãos dos clientes coreanos que se disponibilizaram a pagar 8 mil euros pelo dispositivo em fevereiro, mas a empresa tenciona anunciar a disponibilidade para maior número de mercados nas próximas semanas, em conjunto com os preços.

Prestes a chegar ao mercado, os televisores 4K (Ultra-HD) dominaram as atenções de quem privilegia a qualidade da imagem. Depois do HD, o Ultra HD parece estar a tornar-se a nova buzzword, apostando em mostrar imagens com 8 milhões de pixels, quatro vezes mais do que as versões anteriores de Full HD (3840 x 2160 pixéis), onde a diferença se nota sobretudo em ecrãs muito grandes.

Por isso mesmo as propostas apresentadas estão acima das 85 polegadas, chegando em alguns casos às 110 polegadas, como acontece no stand da Samsung em Las Vegas, mas num modelo que é ainda um protótipo e não deverá chegar em breve às lojas.

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A Sony já deu também um passo em frente e depois de ter anunciado um primeiro protótipo de 85 polegadas a empresa já levou à CES modelos mais “transportáveis”, de 55 e 65 polegadas na série X9000A.

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Para que esta nova aposta tenha sucesso faltam ainda os conteúdos que justifiquem a qualidade do 4K, apesar de muitos modelos já incluírem upscale de imagem, que melhora a qualidade.

E naturalmente é preciso saber é se os novos dispositivos, com preços com pelo menos quatro dígitos, vão ser suficientemente apelativos para levar os utilizadores a uma nova ronda de substituição no televisor lá de casa, depois dos ecrã planos LCD, dos televisores inteligentes e do 3D que já conquistaram espaço em muitos lares.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico