A empresa já tinha prometido que ainda este mês ia disponibilizar publicamente o Spartan, que teve a sua primeira apresentação pública, sem rede, no Mobile World Congress.

Mais rápido, mais fluído, com um interface renovado e minimalista, o Spartan é uma das principais apostas da Microsoft para reconquistar os utilizadores perdidos para o Chrome e o Firefox, à medida que o Internet Explorer perde terreno. E está preparadom para a "Web moderna".

A Microsoft já confirmou que o IE tem os dias contados, mantendo-se só para empresas e utilizadores que tiverem processos relacionados com o browser, e que o Spartan é definitivamente o futuro.

Com a nova preview técnica do Windows 10 os utilizadores podem experimentar algumas funcionalidades do novo browser, que quer dar mais enfase às páginas visitadas, interferindo menos em termos visuais.

Mas há mais. Siga as pistas que deixamos abaixo para saber tudo sobre o novo browser. Pelo menos tudo o que já se sabe até agora.

. Pergunte à Cortana
A integração da assistente pessoal Cortana traz uma nova forma de interagir com o browser, usando a voz, mantendo-se a aplicação em background mas fornecendo informação adicional sempre que é preciso.

Nesta fase a Cortana está só disponível na versão beta para os Estados Unidos mas a Microsoft garante que progressivamente será alargada a outras regiões, desde que o interface de voz já seja suportado nessa língua. Tudo indica que o português do Brasil já estará operacional com o Windows 10 mas ainda não o português de Portugal.

. Escrever e riscar nas páginas

O potencial dos ecrãs de toque é explorado ao máximo no novo Spartan. Os utilizadores podem riscar e escrever diretamente na página, partilhando a "nota Web" através de email ou nas redes sociais, ou no OneNote.

. Leitura facilitada
Listas de leitura e uma nova vista especificamente para ler textos fazem parte das funcionalidades integradas no Spartan, mudando o fundo e organizando a informação de forma a "folhear" mais facilmente com um simples scroll. Na lista de leitura ficam guardadas todas as pistas para recuperar uma página que quer ler mais tarde, mas pode ainda gravar em formato HTML ou em PDF.
A partilha de informação entre diferentes dispositivos e a possibilidade de guardar offline ainda não está disponível nesta versão.

. Por dentro, um novo motor
O Spartan não muda só a aparência face ao Internet Explorer. O browser assenta num novo motor totalmente redesenhado pela equipa da Microsoft e focado na rapidez, segurança e fiabilidade. Alguns tópicos têm sido partilhados com os programadores que podem já perceber como tirar partido dos desenvolvimentos na criação de websites.

A Microsoft promete mais novidade à medida que o Spartan vai adicionando mais peças ao projeto, mas algumas das ideias principais podem já ser vistas no vídeo que partilhamos abaixo.

Quem já experimentou, ou tem opinião formada sobre o que já viu, pode partilhar as suas impressões e sugestões no fórum que foi criado. É também possível votar nas funcionalidade preferidas.

Para já a sugestão mais votada é para que a Microsoft mantenha o nome Spartan como nova versão do Internet Explorer. Concorda?

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico