
A Google disponibilizou esta semana um novo site denominado Where Internet Lives, que desvenda pormenores dos seus centros de dados espalhados pelo mundo, em alguns casos, possibilitando mesmo visitas através da tecnologia Street View.
O site baseia o seu conteúdo em dezenas imagens da autoria da fotógrafa Connie Zhou, que mostram uma realidade pouco conhecida do gigante norte-americano, mesmo para a maioria dos milhares de colaboradores da empresa.
[caption][/caption]
[caption][/caption]
Organizadas em três secções - The Tech, The People e The Places - são fotos que mostram a realidade de oito centros de dados em funcionamento nos EUA, na Finlândia e na Bélgica.
Além de registos das zonas exteriores e envolventes, é também possível conhecer o interior dos edifícios, incluindo os pisos dos servidores - normalmente acessíveis a poucos, por questões de segurança - revelando a imensidão de equipamentos e acessórios que suportam o "Universo Google".
[caption][/caption]
[caption][/caption]
Adicionalmente, o novo site dá também destaque aos funcionários da própria empresa, mostrando aspetos do trabalho diário que executam, seja ele na assistência técnica aos servidores, ou na manutenção dos sistemas de arrefecimento aos milhares de equipamentos em funcionamento.
[caption][/caption]
A imagem acima mostra o centro de dados de Hamina, na Finlândia, sobre o qual a Google revela algumas curiosidades: as cadeiras usadas nesta sala de reuniões foram desenhadas pelo histórico arquiteto finlandês Alvar Aalto, bem como todo o edifício, que inclui uma zona de sauna, aberta a todos os empregados da empresa.
No blogue oficial da Google, Urs Hölzle, vice-presidente para as infraestruturas técnicas da empresa, descreve resumidamente o que está ainda para vir no âmbito do novo site Where Internet Lives:
"Há 14 anos, quando a Google era um projeto de pesquisa académico, Larry e Sergey alimentavam o seu novo motor de pesquisa usando alguns servidores baratos, empilhados de forma criativa. Crescemos um pouco desde essa altura e esperamos que aprecie estre breve olhar sobre o que construímos. Nos próximos dias iremos partilhar uma série de posts no Google Green Blog, que exploram algumas destas fotos com maior detalhe…".
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários