As 25 empresas que este ano marcam presença na CeBIT asseguram uma das maiores presenças portuguesas na feira nos últimos anos. A lista de nomes já tinha sido divulgada, hoje mostramos-lhe o espaço de exposição assegurado pela presença nacional.



Nesta edição de 2015 da feira vale a pena destacar a estreia da Portugal Ventures, que vai à Alemanha ajudar a promover as participadas, startups onde a capital de risco investiu. A presença da Portugal Ventures no evento é precisamente uma das razões que ajudam a explicar o reforço nacional no evento. No espaço da PV estão oito empresas nacionais: Aptoide, Bparts, C-Side, Jscrambler, Liquid, Streambolico, Wizdee e Xchockware.



"A CeBIT, como maior feira de tecnologia da Europa onde converge grande parte do tecido tecnológico empresarial europeu, é sem dúvida o local perfeito para que as empresas tecnológicas portuguesas possam apresentar os seus produtos e estabelecer contactos de relevo com potenciais clientes e/ou parceiros", sublinha ao TeK uma porta-voz da PV.


"Acreditamos que ao participar na feira estamos a ajudar as nossas participadas no seu crescimento", acrescenta. A expectativa é que a dinâmica do evento traga novas oportunidades de negócio para as empresas, que na generalidade garantiram o investimento da PV no âmbito da iniciativa Call For Entrepreneurship. Concorreram foram escolhidas e isso traduz-se em investimento de capital e apoio à internacionalização do negócio.


Na lista de empresas portuguesas no evento é ainda de sublinhar que 2015 volta a ser um ano de estreias. É assim, por exemplo, para a Muzzley ou para a Beanywhere. No caso da Muzzley a presença na feira vai estar centrada na apresentação da aplicação com o mesmo nome, que permite interação com qualquer dispositivo conectado, independentemente da marca ou protocolo de comunicação usado.

Na feira a Muzzley montou uma "casa conectada" para mostrar a funcionalidade de automação e criação de regras da aplicação em ação, explica Inês Raimundo, responsável de marketing.



"Na CeBIT vamos expor vários dos nossos dispositivos compatíveis (Philips Hue, Belkin WeMo switch, sistema de rega Rachio) e interagir com eles através da nossa app. Do mesmo modo, vamos mostrar como estes dispositivos podem comunicar entre si", detalha ainda a mesma responsável.


A startup portuguesa vai ainda aproveitar para mostrar como está a desenvolver o seu sistema de inteligência, que sugere ações ao utilizador em função dos dispositivos ligados à app para permitir, por exemplo, que quando este chega a casa recebe a sugestão de ligar a luz e os aquecedores.


Outra estreia nacional na feira é a da Beanywhere que como o TeK já tinha detalhado, vai mostrar as duas soluções cloud para gestão e monitorização remota que compõem a atual oferta.


Para outras empresas nacionais a participação na CeBIT é uma reedição. É o caso da SDILAB, que vai a Hanover pelo terceiro ano consecutivo. "A ida à CeBIT permite sentarmo-nos à mesa, num escritório global, durante vários dias, com muitas pessoas interessantes e com muitos potenciais clientes", destaca Paulo Marques, diretor comercial da empresa.



Em 2015 a empresa fica a presença na divulgação do software que desenvolve, sobretudo o ETPOS - de faturação para ponto de venda e volta a aproveitar a oportunidade para sentir o pulso ao mercado e identificar tendências.

Veja as imagens dos expositores portugueses na feira que colaboraram com o TeK neste artigo partilhando imagens.