O ecrã brilhante, a “magia” da reação do smartphone ao toque, os jogos e os vídeos do YouTube que eles sabem que estão mesmo ali “à mão de semear”… Qualquer terminal móvel do género, entre smartphones e tablets, é muito apelativo para qualquer criança, sendo assim normal que os seus filhos queiram estar em contacto com eles a maior parte do tempo possível.

Mas todos sabemos que a exposição em demasia das crianças aos smartphones é algo a evitar, tal como dar-lhes acesso indiscriminado a todo o conteúdo que o equipamento encerra é praticamente “proibido”. Basta lembrar que o smartphone é hoje a maior das portas de entrada no maravilhoso mundo da internet.

Nesse sentido, e porque negar o empréstimo do smartphone pode resultar numa enorme “birra” a qualquer momento, há alturas em que não há outra hipótese que não essa mesma, a de entregar nas mãos dos seus filhos o tablet ou o smartphone que usa tanto para trabalhar como para as mais variadas tarefas convencionais.

E, nessas alturas, é bom que tenha o terminal móvel devidamente preparado para todos os contratempos que daí possam resultar. Aliás, além de ser conhecido que os pais e educadores têm por hábito vigiarem o que os filhos fazem com o smartphone, também sabemos que o terminal móvel é muito mais apelativo do que os computadores, isto aos olhos dos mais novos. E a culpa é, entre outros conteúdos, das apps móveis, como seria de esperar.

É precisamente nesse ponto que nos podemos focar quando chega o momento de procurarmos os recursos que mais nos podem ajudar a controlar o que as crianças fazem quando lhes emprestamos o smartphone. Já analisámos esse assunto aqui pelo Tek e a rubrica app do dia já lhe mostrou soluções com a HexLock e a Family Link, por exemplo.

Contudo, agora queremos ir um pouco mais longe, visto que as apps móveis de “proteção” do smartphone às mãos da criança são apenas um dos pontos que visamos na galeria acima. Este é o kit essencial para ficar totalmente descansado durante o empréstimo – das prováveis quedas até às tentativas de acesso a sites e apps “proibidas”, tudo está previsto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.