A CES 2022 realizou-se de forma híbrida, com muitas apresentações feitas em formato digital, outras em presencial, embora muitas das marcas decidissem não estar presente. Mas a tradição manteve-se e as principais marcas, de uma forma ou de outra, estiveram presentes com os seus produtos, fossem novos televisores, computadores, acessórios, eletrodomésticos e muitos outros.
Há também o lado curioso do grande evento tecnológico, que são as propostas mais inovadoras ou mesmo estranhas, que despertam uma grande curiosidade. Anualmente o SAPO TEK lista os gadgets mais “off”, os mais inesperados, e este ano houve algumas propostas igualmente interessantes. Desde torneiras inteligentes que funcionam com gestos, lâmpadas capazes de monitorizar o estado de saúde dos presentes numa sala, ou sistemas de áudio inovadores que começam a dispensar os auscultadores.
Do lado mais interativo, há peluches capazes de dar dentadinhas aos utilizadores para aliviar o stress, ou empresas que apostaram forte no metaverso, oferecendo propostas para uma maior imersão.
Veja na galeria oito propostas estranhas, mas muito interessantes desta CES 2022:
1 – Torneira Moen controlada totalmente por gestos
A Moen já tem um histórico na construção de torneiras inteligentes para a cozinha e casa de banho. Este ano levou para a CES a sua nova torneira controlável através de gestos. É possível controlar não só a pressão da água, como também ajustar a sua temperatura, utilizando apenas gestos manuais. O seu catálogo inclui diferentes modelos ao gosto dos utilizadores para condizer nas suas casas, mas todas oferecem a tecnologias de gestos.
Basta passar a mão pelo seu sensor para encontrar a temperatura que deseja, entre fria, morna e quente. E as definições de sensibilidade podem ser definidas na sua respetiva aplicação. Pode definir a quantidade precisa de água a determinada temperatura, caso necessite de valores exatos para cozinhar, por exemplo. Tem ainda comandos diretos para ações como “lavar as mãos”, com um programa de intensidade e pausas para alternar com o esfregar dos dedos e palmas. A torneira é ainda compatível com os assistentes inteligentes Alexa e Google Assistant. Além disso, pode ser agrupado com outros produtos da marca, tais como o detetor de fugas de água. A torneira inteligente também toma ações de emergência automaticamente quando deteta riscos, desde desligar a água ou enviar notificações ao dono.
2 – Balança Body Scan também é um eletrocardiograma
A nova geração de eletrodomésticos introduz sistemas de conetividade, oferecendo aplicações mais inteligentes e práticos aos seus utilizadores. No caso da balança Body Scan da Withings, este novo modelo apresenta o mais completo diagnóstico, incluindo uma pega com um cabo composto por quatro elétrodos em aço inoxidável que permite recolher leituras do ritmo cardíaco através do eletrocardiograma.
O equipamento consegue ainda medir a composição do corpo, incluindo a gordura e água nos membros independentes, como os braços, pernas e torço. Desta forma pode detetar que partes do corpo estão descompensadas e trabalhar de forma localizada para ganhar forma. E ainda tem outras funcionalidades como a atividade dos nervos dos pés, por exemplo, detetando sinais de degeneração. Para medir o peso com precisão, esta balança tem quatro sensores e 14 elétrodos. A balança pode ser vendida com um serviço de subscrição, ligando os utilizadores a especialistas médicos que analisam os dados e prestam os respetivos cuidados médicos, planos personalizados de dieta e nutrição, por exemplo.
3 – Auriculares da Wisear permitem controlar o áudio e as músicas com a mente
Os auriculares da Wisear têm um design comum, semelhante aos pequenos “feijões” da Samsung. Onde a marca pretende ganhar destaque é elevar o wireless a um novo patamar, uma espécie de “touchless”. Ou seja, mesmo quando utiliza auriculares sem fios, terá sempre de tocar no smartphone para aumentar ou diminuir o som, assim como escolher as músicas. Ou nas últimas gerações, tocar nos próprios auriculares para as mesmas interações.
O que a Wisear pretende é libertar por completo as mãos dos utilizadores. Por isso, o seu modelo utiliza uma interface neural para mudar de músicas e executar outros comandos como atender chamadas ou desligar o microfone. A tecnologia funciona através de elétrodos inseridos nos auriculares, descritos como capazes de gravar a atividade cerebral e facial para, juntamente com um sistema de inteligência artificial, transformar esses sinais em controlos diretos.
4 – Sensores para todo o corpo da Shiftall para “mergulhar” no metaverso
Os headsets de realidade virtual podem ser o principal elemento para entrar em metaversos, que agora passam a estar cada vez mais em voga. Mas as fabricantes começam a desenvolver acessórios para ajudar na imersão, nomeadamente a criança de luvas especiais capazes de oferecer sensações hápticas. A Shiftall, uma subsidiária da Panasonic, apresentou o HaritoraX, um equipamento com rastreamento de movimentos para as diversas partes do corpo, como as pernas e o torço, compatíveis com os diversos equipamentos de VR no mercado incluindo SteamVR ou Oculus Quest 2, entre outros modelos, incluindo o seu próprio sistema MeganeX.
O equipamento tem uma autonomia de 10 horas, e dá aos utilizadores um maior controlo do seu avatar nos metaverses, incluindo sentar no chão ou numa cadeira. Assim como expressar outros movimentos, como poses, levando o avatar a imitar os movimentos reais. Dessa forma, vai ser possível dançar, praticar exercícios ou mesmo artes marciais no metaverse através de captura de movimentos do utilizador.
5 – Lâmpada inteligente da Sengled monitoriza a saúde das pessoas na sala
As lâmpadas evoluíram para produtos inteligentes que permitem aos utilizadores mudarem as cores, intensidade e até efeitos a partir de uma app no smartphone. Mas a Sengled já pensa no próximo patamar, que é utilizar a sua tecnologia de radar para monitorizar o sono dos utilizadores, o ritmo cardíaco e até a temperatura do corpo. Tudo isto recorrendo a tecnologia de radar, valendo-lhe mesmo um prémio de inovação durante a CES 2022.
A solução descarta assim a necessidade de dormir ou manter sempre o smartwatch em utilização, bastando ter presente a lâmpada. Outra vantagem do modelo é que o seu sistema de radar permite monitorizar os sinais vitais de múltiplas pessoas. No caso de a lâmpada detetar mudanças anormais nas suas leituras, esta muda de cores para alertar os problemas. Os dados recolhidos pela lâmpada são sincronizados com a aplicação Sengled Home, existindo planos para integrar outras apps de saúde. É possível também utilizar várias lâmpadas nas divisões da casa, interconectadas, que podem ser programadas para analisar comportamentos, tais como a deteção de alguém que caiu, ajudando a chamar ajuda.
6 – Peluches Amagami Ham Ham dão dentadas para aliviar o stress
Com um aspeto fofinho, os gatos de peluche Amagami Ham Ham foram desenvolvidos pela japonesa Yukai Engineering com o intuito de ajudar os utilizadores a aliviar o stress. Para tal, basta meter o dedo na sua boca e levar umas dentadinhas (que em japonês significa Amagami), simulando as sensações de estarem a brincar com um animal a sério.
Os peluches estão equipados com um sistema de inteligência artificial, alimentado por um algoritmo criado pela empresa, batizado de “HAMgorithm”, que permite criar mais de 20 diferentes padrões de pequenas mordidas. A empresa desenvolveu modelos em forma de gatos e cães, mediante o gosto dos utilizadores. O peluche vai ser lançado numa campanha de crowdfunding previsto para a primavera.
7 – Coluna inteligente Noveto N1 projeta som como se usasse headphones invisíveis
A Noveto apresentou um novo produto que pretende ser inovador, sendo a terceira forma de consumir áudio, além das normais colunas de alta-voz e os auscultadores para consumo pessoal. O Noveto N1 não deixa de ser uma coluna inteligente, mas utiliza tecnologia de Samrt Beaming, fazendo com que o som chegue aos ouvidos dos utilizadores de forma mais imersiva e uma experiência diferente de qualquer outra tecnologia de áudio, através de ondas de ultrassom, tanto em estéreo como a 3D.
O equipamento fica colocado em cima da secretária, em frente ao utilizador, sem a necessidade de utilizador qualquer outro equipamento. O som é projetado para o utilizador, sem que mais ninguém em redor oiça, como se fosse “magia”, diz a marca. As pessoas ao lado ouvem apenas sussurros, permitindo manter uma conversa sem ter que retirar os auscultadores dos ouvidos. O equipamento é referido como útil para trabalhar em casa, mas também em espaços partilhados, oferecendo maior conforto aos utilizadores no consumo de áudio. É possível emparelhar o equipamento com os smartphones ou qualquer outro dispositivo compatível através de Bluetooth, assim como o assistente inteligente Alexa.
8 – Comando remoto da Samsung dispensa carregamentos
As pilhas dos comandos do televisor sempre foram uma dor de cabeça na hora em que falham, deixando de ligar o equipamento ou mudar os canais. E quando mais se precisa, não temos suplentes em casa, obrigando a roubar, se possível, as pilhas de outros aparelhos. As fabricantes procuram encontrar soluções mais cómodas, como carregamento a partir de luz solar ou mesmo artificial.
Mas o comando remoto que a Samsung levou para a CES não precisa de qualquer preocupação com o seu carregamento. O segredo deste comando é a sua capacidade de detetar as frequências de rádio emitidas por outros equipamentos da casa, como os routers Wi-fi e através de um processador de gestão de energia no seu interior converter esses sinais em energia elétrica. Assim, o comando consegue manter-se automaticamente carregado, sem interrupções.
Além dos equipamentos de consumo, a CES também é palco para algumas novidades do mundo automóvel, com muitas fabricantes a mostrarem tecnologias e modelos. A BMW mostrou o seu automóvel conceptual iX Flow, um veículo capaz de mudar a cor do preto para o branco, e vice-versa, através de uma tinta especial. O condutor, através da pressão de um botão, pode mudar a cor. Não só pelo seu aspeto estético, mas como pode querer usar a cor mais clara no verão e a negra no inverno.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários