
O princípio é de que o conhecimento académico deve ser aberto a todos, sem necessidade de pagar, partilhando e permitindo que essa partilha sirva de base para mais investigação, mais inovação e mais conhecimento.
Estas são as bases da iniciativa OpenAIRE, financiada por fundos europeus, que junta a tecnologia e as pessoas, com profissionais de bibliotecas de investigação, organizações académicas, infraestruturas nacionais, de TI e especialistas em dados em cada um dos Estados membros.
Mas o trabalho da OpenAIRE não fica apenas pela garantia de acesso a informação já existente e há investigação própria nas áreas de acesso a dados abertos, implementação de infraestruturas e peer review aberta. E recursos, como webinars e workshops
O vídeo abaixo mostra em 100 segundos o que está a ser feito.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Widgetable dá mais vida ao ecrã do smartphone com widgets partilhados entre amigos ou caras-metades -
Site do dia
50 dias para desbloquear conhecimento em IA com a AI Skills Fest da Microsoft -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários