A competição já está aberta e cada fotógrafo, amador ou profissional, pode entregar um máximo de 5 imagens para concorrer aos prémios, organizados em três categorias. Vida selvagem nas cidades, vizinhanças de charme e verde no coração são os grandes blocos, sendo escolhidos 20 a 40 finalistas e finalmente 5 vencedores, com prémios monetários de 500 a 1000 euros, e uma categoria reservada aos jovens.

A ideia é a mesma, captar a essência das cidades através de momentos inspiradores que possam trazer esperança para um futuro sustentável. Sempre com uma perspetiva positiva, e verde. A Agência Ambiental Europeia (EEA na sigla em inglês) admite que esta iniciativa pode inspirar e encorajar o desenvolvimento de vizinhanças mais ecológicas.

São bem vindas imagens de close-up, vista de pássaro ou ao nível do olhar, e aconselha-se os interessados a ler as regras antes de concorrer, em especial as relativas à manipulação das imagens.

Em anos anteriores as fotos vencedoras transmitem várias perspetivas de bem esta com a natureza, desperdício zero e alteração climática. Há também vencedores portugueses entre estes prémios.

Veja as imagens

As fotos podem ser enviadas até 1 de outubro através de um formulário online no site da Agência, com a indicação da categoria.