A internet e os computadores são uma infinitude de possibilidades e, até aqui, nada de novo. No entanto, se antes queríamos colorir uma fotografia tirada a preto e branco - quer tenha sido por opção ou por exigência do tempo - o mais comum seria recorrer a alguém com muita paciência e habilidade na arte do Photoshop. O processo era demoroso e caso o serviço fosse prestado por algum profissional, era bem provável que lhe saísse caro. 

Mas, tal como em quase toda a tecnologia, a evolução dá-se a um ritmo difícil de acompanhar. Boa parte da culpa deste ritmo deve-se à aprendizagem automatizada e à afinação dos algoritmos utilizados para capacitar estes sistemas. Nos últimos tempos têm havido experiências interessantes neste campo, como o bot que a Microsoft introduziu ao Twitter ou o sistema de inteligência artificial da mesma empresa que tentava atribuir idades às caras que reconhecia em fotografias. 

Boa parte das ideias utilizadas para criar estas ferramentas foram agora articuladas no desenvolvimento do algoritmo que consegue colorir fotografias de forma instantânea. 

O sistema está alojado na plataforma Algorithmia e para o experimentar basta colar o URL de uma imagem a preto e branco no site e premir a opção "Colorize It" para dar início ao processo de pigmentação. 

Nenhuma das nossas experiências chegaram a demorar mais do que alguns segundos e as cores que a ferramenta atribuiu a cada elemento de cada uma das fotografias que testámos correspondia à percepção real que temos dos objetos. Quer isto dizer que pode, naturalmente, esperar que o site pinte as árvores de verde e o céu de azul e nunca vice-versa. Embora a maior parte dos resultados tenha sido satisfatória pode ainda esperar que, algumas vezes, o sistema não funcione da melhor maneira, com recurso frequente a tonalidades sépia para colorir roupas ou ao desbotar de algumas cores para além dos limites da figura a que foram atribuídas.

Depois de colorida, a fotografia fica disponível para download em duas formas: integralmente colorida ou modo comparativo. 

O site Algorithmia está disponível neste link

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.