As notícias falsas, ou "fake news", como se diz "lá fora", são um tema que nos últimos tempos tem vindo a chamar a atenção de diversos órgãos de comunicação e de várias empresas. Mas, muitas vezes, a informação pouco verídica espalha-se porque as pessoas não dão a devida atenção ao que estão a ler e à fonte de informação.

É a pensar neste problema que o Factitious chegou à internet. Este site funciona num modelo muito semelhante ao da aplicação de encontros Tinder, mas utilizando notícias que tanto podem ser verdadeiras ou falsas. Quem decide, neste caso, é o utilizador.

Para a direita, a notícia é, na sua opinião, verdadeira. Para a esquerda, é falsa. É simples e, sempre que tomar uma decisão, o site trata de confirmar se acertou (ou errou) e explica o que é que estava de errado (ou correto) na notícia mostrada.

Por norma, o grande problema é ligar apenas ao texto e não querer saber qual foi a fonte ou se a informação escrita faz sentido e está bem estruturada. Por vezes pode até aparecer uma notícia que não indica quem são os envolvidos no tema, algo que se considera estranho.

O Factitious é uma boa maneira de treinar a sua atenção no que diz respeito aos detalhes ocultos numa notícia falsa que pode vir a causar muitos problemas pelo mundo fora. Os exemplos, hoje em dia, são já vários e bem conhecidos.

TEK Factitious
site tipo tinder para notícias falsas