O número insuficiente de colaboradores qualificados no mercado de trabalho europeu está a impedir a transformação digital das empresas, considera Bruxelas.
Mais de metade das empresas que recrutaram ou tentaram recrutar especialistas em TIC apontaram dificuldades em preencher tais vagas. “Isso significa que as empresas não são capazes de inovar e de usar tecnologias digitais avançadas, já que lutam para encontrar especialistas em tecnologias, principalmente em áreas como a cibersegurança, supercomputação ou big data”.
A Europa tem de resolver este gap de competências digitais se quiser continuar a ser competitiva a nível global e foi por essa razão que Bruxelas lançou esta call for action, convidando empresas, organizações, escolas e instituições a unirem esforços.
Criteo, TIM, Ubiwhere e o Swiss Federal Institute of Technology Lausanne foram as primeiras organizações a aderirem a esta espécie de memorando, no Web Summit. A call for action “Digital Skills, your future” é explicada e pode ser assinada acedendo a este link.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários