
A Comissão Europeia abriu as candidaturas para a quinta edição dos Prémios Novo Bauhaus Europeu (NEB), uma iniciativa que celebra projetos e ideias inovadoras que combinam sustentabilidade, inclusão e estética.
Inspirado na escola Bauhaus, o Novo Bauhaus Europeu procura ligar arte, cultura, tecnologia e inovação para criar espaços mais verdes, acessíveis e belos, em linha com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu.
Este ano, os prémios dão destaque especial à habitação a preços acessíveis, abordando um dos maiores desafios da atualidade. Através da colaboração entre cidadãos, empresas e governos, a iniciativa promove soluções sustentáveis que respeitam o meio ambiente, melhoram a qualidade de vida e celebram a diversidade cultural, ao mesmo tempo que enfrentam os desafios climáticos.
Os prémios de 2025 recompensarão 22 projetos e conceitos que se alinhem com valores como circularidade, neutralidade carbónica, preservação do património cultural e regeneração de espaços urbanos e rurais. Para além de valorizar projetos já concluídos na União Europeia, a competição abre espaço para jovens talentos com ideias inovadoras em desenvolvimento.
As candidaturas estão abertas até 14 de fevereiro de 2025 e devem ser submetidas através da plataforma oficial da iniciativa. Os vencedores serão anunciados no outono, durante uma cerimónia no Parlamento Europeu.
Os projetos premiados receberão até 30.000 euros e apoio para promoverem as suas iniciativas, contribuindo para um futuro mais sustentável, inclusivo e harmonioso para todos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Os Sims: 25 anos a “simular a vida” em histórias curiosas sobre o amor e as birras -
App do dia
Mais de 10 mil espécies de pássaros identificados com a app Merlin e desafios todos os dias -
Site do dia
E que tal uma conversa com Cristiano Ronaldo, Elon Musk ou Gordon Ramsey? Há uma IA para isso -
How to TEK
Como usar o ChatGPT para transcrever notas escritas à mão
Comentários